Marcelo Knobel discute ciência e pseudociência

auditorio lotado

Mais de 250 curiosos dedicaram o início da noite da última sexta-feira (6) ao debate sobre ciência e pseudociência, com o reitor da Unicamp Marcelo Knobel, lotando dois auditórios do Ciclo Básico da Universidade. O evento inaugurou o programa Física para Curiosos, organizado pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW). O sucesso de público sinaliza a atualidade do tema e a demanda por espaços abertos para discutir ciência com a sociedade, que é a proposta do programa conforme apontou o diretor do Instituto, Pascoal José Giglio Pagliuso. “A ideia é promover conversas sobre física com quem tem curiosidade para entender como o mundo e a natureza funcionam, mas não tem as ferramentas matemáticas e conceituais da academia”.

Para o reitor, que é docente do IFGW e pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), onde orienta mestrados na área de divulgação de ciência e percepção pública da ciência, o fundamental é desenvolver o pensamento crítico. “É importante ser crítico às informações que chegam até nós e avaliar se são reais, se podem ser verdadeiras e se são cientificamente comprovadas."

reitor fala

Durante a palestra, Knobel destacou algumas características da pseudociência, como a linguagem rebuscada, cálculos e gráficos, que lhe dão aparência de ciência, sem as devidas comprovações experimentais e a rigidez metodológica. “Fazer boa ciência é um trabalho árduo. Para responder questões fundamentais utilizamos um método que está sendo desenvolvido há muitos anos e funciona bem: o método científico.” O reitor ressaltou ainda que a disseminação da pseudociência pode minar a credibilidade científica, historicamente conquistada.

Próximas palestras
O programa Física para Curiosos é uma iniciativa dos professores Flávia Sobreira, Bruce Sánchez e Orlando Peres, do IFGW. O objetivo é apresentar temas atuais em Física para a sociedade.

Os encontros acontecerão toda primeira sexta-feira do mês (com exceção do mês de junho, que é feriado), sempre às 19 horas, na sala CB 18, do Ciclo Básico da Unicamp. O evento é gratuito e aberto. A próxima palestra, no dia 4 de maio, será ministrada pelo diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, que abordará o tema "Como o progresso da ciência e da pesquisa beneficia a sociedade". No dia 8 de junho, o assunto será "Mecânica Quântica", com o professor Amir Caldeira, do IFGW. E no dia 6 de julho, a palestra "Ondas Gravitacionais - o Prêmio Nobel de Física 2017" será ministrada pelo professor Alberto Saa, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc).

Reitor da Unicamp Marcelo Knobel
 Diretor do IFGW, Pascoal José Giglio Pagliuso