Administração Central e STU realizam reunião técnica

Representantes da Administração Central receberam no final da tarde desta quinta-feira (15) dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) para a realização de uma reunião técnica. O encontro, que decorre de outro realizado no dia 26 de fevereiro, quando foi discutida a situação financeira da Universidade, serviu para esclarecer dúvidas remanescentes dos sindicalistas acerca de questões orçamentárias.

Por parte da Administração Central, participaram o chefe de gabinete da Reitoria, professor Joaquim Murray Bustorff Silva; a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, professora Marisa Masumi Beppu; além de Thiago Baldini, da Aeplan. A primeira questão colocada pelo STU foi se a Unicamp tem algum projeto para tornar os dados referentes a orçamento e gestão mais transparentes.

Marisa Beppu assinalou que a transparência na divulgação das informações é um compromisso da atual gestão. Segundo ela, além dos procedimentos já adotados nesse sentido, a Universidade lançará o Portal da Transparência, através do qual disponibilizará todos os seus dados para a sociedade. O desenvolvimento da plataforma está sob responsabilidade da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU).

O STU pediu esclarecimentos sobre uma possível duplicidade de lançamento no último boletim divulgado pela Assessoria de Economia e Planejamento (Aeplan). A pró-reitora de Desenvolvimento Universitário explicou que não se tratava de duplicidade, mas sim de desmembramento do dado original, a fim de pormenorizá-lo e, assim, torná-lo mais claro e visar a transparência. O Sindicato solicitou, então, que a forma de lançamento seja modificada, para evitar interpretações equivocadas. Marisa Beppu ofereceu a possibilidade de avaliação de um melhor formato para evitar equívocos na interpretação desse tipo de informação.

Na oportunidade, o STU entregou ofício ao chefe de gabinete da Reitoria, reivindicando a criação de um boletim que divulgue diariamente o fluxo de caixa da Unicamp. Silva informou que pedirá uma análise à Aeplan para verificar se o procedimento é exequível. “Temos todo o interesse em dar transparência às informações referentes à gestão da Universidade. Se a medida for viável, não teremos problema em adotá-la”, assegurou. Alguns outros pontos foram discutidos mas evitou-se tratar de assuntos não relacionados ao escopo técnico da equipe que foi chamada para esta reunião.

Representantes da Administração Central e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores, em reunião técnica
Representantes da Administração Central, à direita e dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores, em reunião técnica

Imagem de capa

Comunidade Interna