Reitor discute em Brasília projeto de lei sobre fundos patrimoniais para Universidades

Autoria

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel e a deputada federal Bruna Furlan se reuniram nesta quarta-feira (21-02), no Senado Federal, para discutir o apoio da universidade, ao Projeto de Lei 4643/12, que autoriza instituições federais e estaduais de ensino superior a implantarem fundos patrimoniais (Endowment fund). A deputada é a autora do projeto já aprovado na Câmara e que agora tramita no Senado.

De acordo com a proposta, os fundos serão criados em cada instituição para administrar recursos de doações ou outras fontes, e esse dinheiro será utilizado no financiamento de pesquisa e extensão universitária. O objetivo, explicou, é o de financiar atividades de pesquisa, incluindo o financiamento de projetos de pesquisa e de inovação, bolsas, prêmios e melhorias na infraestrutura de pesquisa e intelectual - o que poderia incluir financiar bibliotecas, assinaturas eletrônicas, etc.

Marcelo Knobel formalizou o apoio da reitoria ao projeto e se propôs a organizar na Universidade um fórum de debates sobre o tema, com a presença da parlamentar e até mesmo de representantes de instituições internacionais que possuem Endowment fund. Havard, por exemplo possui um Endowment fund de mais de 30 bilhões de dólares. “Temos total interesse e compromisso com esse projeto”, assegurou Knobel.

Segundo Bruna Furlan nos Estados Unidos ou mesmo na Europa a maioria das universidades recebem doações de famílias e ex-alunos através de endowment fund para melhorias e expansão das atividades. “A ideia de fundos patrimoniais é recente no Brasil, porém já existem algumas experiências, mas sem uma legislação adequada que será regulamentada pelo Projeto de Lei 4643/12”, detalhou.

Marcelo Knobel esteve em Brasília realizando a palestra “O papel do Estado na Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação” no Seminário Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), realizado no Hotel Nacional, com mais de 100 reitores de todo o País. No período da tarde, o reitor ainda cumpriu uma agenda de reuniões na Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do Palácio do Planalto e no Congresso Nacional para captação de emendas parlamentares para a Área da Saúde da Unicamp.

O reitor e a deputada BrunaFurlan

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo