PRG promove II Workshop de Avaliação dos Cursos de Graduação

Edição de imagem

A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) promoveu na manhã desta quinta-feira (1º) o II Workshop de Avaliação dos Cursos de Graduação da Unicamp. O evento, que contou com a participação de coordenadores e coordenadores-associados dos cursos, deflagra as discussões sobre o tema nas unidades de ensino e pesquisa. De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Eliana Amaral, o objetivo da Universidade é que as mudanças necessárias ao avanço das atividades do ensino de graduação sejam implementadas nos próximos dois anos, alinhadas com o Projeto Estratégico da Unicamp.

O encontro ocorreu nas dependências do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2), órgão vinculado à PRG e que tem por atribuição contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino de graduação. Na primeira rodada de discussões do dia, os coordenadores e coordenadores-associados tiveram a oportunidade de manifestar suas impressões sobre uma ferramenta de avaliação para reconhecimento de cursos atualizada no último mês de dezembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep).

Segundo a professora Eliana Amaral, a ferramenta está sendo utilizada para orientar o processo de reflexão acerca da necessidade de promover uma revisão dos currículos e dos métodos de ensino na Graduação. O instrumento é baseado em três eixos: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. “A partir de agora, cada unidade de ensino e pesquisa deverá promover, com apoio dos coordenadores, uma autoavaliação das suas atividades de ensino de Graduação, considerando essas três dimensões. Em seguida, elaborarão relatórios com seus diagnósticos”, detalha.

Nesse interim, continua a dirigente, a PRG visitará as faculdades e institutos para debater a questão, enquanto o EA2 desenvolverá atividades preparatórias relacionadas tanto à fase de avaliação quanto de execução das prováveis mudanças. “Temos pontos importantes a discutir, que incluem o acesso, a permanência e o sucesso acadêmico dos estudantes de graduação. Nosso propósito é promover a reflexão sobre os projetos pedagógicos dos cursos e suas estratégias de ensino, de modo fazer com que a graduação da Unicamp ganhe ainda mais qualidade”, pontuou a professora Eliana Amaral.

 

A pró-reitora de Graduação, professora Eliana Amaral
Coordenadores e coordenadores-associados de Graduação levarão as questões para serem debatidas nas unidades
Imagem de capa
Coordenadores e coordenadores-associados de Graduação durante o workshop

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa