Revista indica Gonçalo Pereira entre as 100 personalidades em energia no país

Foram 100 laureados, entre eles o professor Gonçalo Pereira

O professor titular do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp Gonçalo Pereira recebeu um prêmio da revista Full Energy, na última segunda-feira (11). Ele foi distinguido entre as 100 personalidades mais influentes de energia no país na visão do periódico, que é especializado na área de energia. Além de Gonçalo Pereira, receberam o prêmio – um troféu – governadores, ministros, secretários de Estado e empresários de destaque em seus setores. A solenidade de entrega do prêmio foi realizada no centro de convenções do Hotel Maksoud Plaza, na capital. Este é o segundo prêmio da Full Energy.

O docente da Unicamp foi destaque na categoria “Inovação”, sobretudo pelas suas contribuições ligadas à produção tecnológica na área de biocombustíveis. “Foi uma grande surpresa. Eu não esperava pela distinção, mas, ao mesmo tempo, me sinto honrado e percebo que isso só vem aumentar o peso das minhas palavras e do meu trabalho”, afirmou. "As possibilidades de erro diminuem, na medida que a influência aumenta. Temos que trabalhar incansavelmente para encontrar caminhos para colocar o país na liderança da bioeconomia."

O professor enfatizou que a maior conquista é ver que a bioeconomia entrou de vez na agenda nacional e que a ciência brasileira é capaz de fazer frente aos desafios tecnológicos. "Estamos trabalhando no desenvolvimento de diversas tecnologias, tendo como destaque a Cana Energia, o processo de etanol de segunda geração, o biogás e fermentações otimizadas. Além disso, temos parcerias com diversos programas de Estado, como o RenovaBio, a Plataforma do Biofuturo e o Rota 2030." Segundo ele, a bioeconomia poderá ser um vetor para o desenvolvimento do país, aliando as vantagens geográficas com a capacitação científica e tecnologia para desenvolver as plataformas necessárias para a transição das fontes fósseis de energia para as fontes renováveis.

Gonçalo é coordenador do Laboratório de  Genômica e Expressão. Está na Unicamp há 20 anos. Em 2012, teve a experiência de atuar no setor empresarial, tendo fundado a empresa GranBio. Seus trabalhos envolvem pesquisa em geração de etanol a partir de palha de cana, energia de biomassa, biocombustíveis, materiais renováveis. É diretor geral do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE). É membro da Academia de Ciências do ESP (Ciesp) e tem 28 patentes, sendo quatro internacionais, e 126 artigos publicados  em periódicos internacionais de alto impacto. Já foi contemplado com diversos prêmios, entre eles Prêmio Santander Ciência e Inovação, e Patente 1000 da Unicamp.

Prêmio
São cinco eleitos em 20 categorias, não havendo ranking entre os homenageados. Entre as categorias estão a de Empresários, P&D, Gestão de Pessoas, Indústria, Personalidade Pública, Qualidade e Segurança. Para chegar ao nome dos ganhadores, a Full Energy recorre a dois pilares de pesquisa. Votação aberta pelo portal para o público e pesquisa de mercado indicando os nomes mais relevantes do setor. Com os dados em mãos, o Conselho Editorial do Grupo Mídia, formado por editores, jornalistas e diretores, escolhe o 100 Mais Influentes da Energia 2017.