Mineração de Dados Complexos é tema de curso de extensão na Unicamp

Transformar o imenso volume de dados disponíveis em valor agregado é um dos principais desafios da atualidade. Capacitar profissionais para coletar, organizar e dar significado a informação é o objetivo do Curso de Aperfeiçoamento em Mineração de Dados Complexos, que será oferecido pela Escola de Extensão da Unicamp, com apoio do Eldorado e do Microsoft Innovation Center (MIC) Campinas, no próximo ano. Serão 20 semanas de curso, com aulas ministradas por professores do Instituto de Computação (IC) e da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp.

Métodos de análise e tratamento de grandes volumes de dados (Big Data), recuperação e visualização de informação, técnicas modernas de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, inclusive Deep Learning, são alguns dos assuntos que serão abordados nas disciplinas. “Queremos preparar os profissionais de Campinas e região no domínio desses conhecimentos, os quais são cada vez mais importantes no mercado de trabalho”, afirmou Zanoni Dias, coordenador do curso.

Segundo Zanoni, o mercado brasileiro ainda é carente em profissionais com capacitação em Aprendizado de Máquina e Data Analytics, e esse curso tem como objetivo suprir esta demanda. Serão nove disciplinas, ministradas aos sábados, no período da manhã e da tarde, somando uma carga horária total de 180 horas. As inscrições devem ser realizadas até 20 de janeiro. O curso é voltado para profissionais de informática, formados em Computação ou áreas afins (Engenharias ou Exatas) e o único pré-requisito é nível superior completo. A seleção dos alunos será baseada em análise de currículo e histórico escolar. O valor do curso é R$ 8.499,00 à vista ou 3 parcelas de R$ 2.999,23.

Para mais informações acesse: em http://ic.unicamp.br/~mdc.

curso de extensão