Programa de Desenvolvimento Gerencial, o PDG, qualifica mais 34 servidores

Autoria
Última turma do Programa de Desenvolvimento Gerencial
Parte da última turma do Programa de Desenvolvimento Gerencial - PDG

A Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp finalizou nesta quarta-feira (29) o Programa de Desenvolvimento Gerencial – supervisores (PDG-S). Foram apresentados 34 trabalhos de conclusão de curso, que propõe ações estratégicas para otimizar a gestão nas diversas unidades e órgãos da Universidade. “É o embrião de um conjunto de ações que a Unicamp pode adotar de modo sistêmico. Eu queria agradecer a vocês que fizeram o trabalho e aos orientadores, pois todos os trabalhos são absolutamente relevantes para a vida institucional”, afirmou Teresa Dib Zambon Atvars, coordenadora geral da Universidade, durante a cerimônia de formatura no auditório da Educorp.

“Todos vocês são gestores, não por acaso. É porque se diferenciaram em sua função, porque sempre tiveram vontade de melhorar naquilo que fazem. Encontrar uma ferramenta que ajuda a implantar essas melhorias, é ter a faca e o queijo na mão. Meu crescimento profissional veio de uma oportunidade com essa, de conhecer a melhoria de processos de trabalho. Quando se faz melhoria de processos, você interage com outras áreas e passa a ter aquilo que se chama visão sistêmica”, explicou Patricia Asfora Fallabela Leme, coordenadora adjunta do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e uma das orientadoras do programa, em sua mensagem aos formandos.

A coordenadora geral da Universidade, Teresa Dib Zambon Atvars

Para Maria José Guardado, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), cujo projeto recebeu menção honrosa na cerimônia, além de ampliar o conhecimento sobre as técnicas de gestão, o curso promove uma interação entre órgãos e unidades que influi diretamente nas práticas de trabalho. “O curso nos dá ferramentas para pensar nossa área e a Universidade como um todo. Ele abre nossos horizontes”, contou Guardado. Seu projeto de conclusão de curso, intitulado “Criação de centros administrativos de departamentos na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp”, está diretamente ligado com a certificação da sua unidade e deve começar a ser implementado no início do próximo ano. “O projeto que foi premiado não é só meu. É da diretoria e de toda equipe”.

Essa conexão entre os projetos desenvolvidos pelos funcionários e os interesses das unidades e suas respectivas chefias foi destacada pela diretora executiva da Educorp, Mônica Rovigati, como fundamental para o sucesso de cursos como esse. “O programa é muito voltado para a estratégia da Universidade. Precisamos combinar o interesse institucional e o desejo do funcionário em se aperfeiçoar”, ressaltou. Segundo ela, desde 2004, quase 900 pessoas se formaram em programas de desenvolvimento gerencial, mas nem todas estão envolvidas com esse tipo de assunto na Universidade.

Mônica Rovigati, responsável pela Educorp

Adauto Filho, que orientou os trabalhos de conclusão de curso de Dejanira Teixeira Maciel e Jennifer Borgnez, ambas da Diretoria Acadêmica (DAC), sublinhou a profunda relação existente entre os projetos e a atuação das servidoras. “Orientar Jenifer e Dejanira foi muito fácil, pela maturidade profissional delas. As duas conhecem muito as próprias atividades. Identificar desafios e promover melhorias já seria natural para elas. O ferramental proporcionado pelo curso catapultou suas intenções”, relatou.

Adalton Bezerra Filho orientou os TCCs de Dejanira Teixeira Maciel e Jennifer Borgnez
Maria José Guardado, da FCM, e a sua orientadora Eneida Rached
A coordenadora do Cecom, Patricia Asfora Falabela Leme
Imagem de capa