José Roberto Nunhez recebe prêmio James Y. Oldshue Lecture

Autoria
Fotos
Edição de imagem
Diploma de mérito científico entregue a Nunhez
Diploma de mérito científico entregue a Nunhez 

O professor da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp José Roberto Nunhez acaba de ser distinguido com o prêmio internacional IACChE's "James Y. Oldshue" Lecture Award, durante o 2017 Annual Meeting Proceedings em Mineápolis, EUA. Esse prêmio foi concedido pelas associações InterAmerican Confederation of Chemical Engineering (IACChE) e American Institution of Chemical Engineering (AIChE).

Esse é o principal fórum educacional para engenheiros químicos interessados ​​em inovação e em crescimento profissional. Especialistas acadêmicos e da indústria abordam tópicos relevantes para pesquisa de ponta, novas tecnologias e áreas de crescimento emergente em engenharia química. "Esta reunião ocorre anualmente e é, na área, o maior em número de participantes no mundo. Nesta edição, foram em torno de 7 mil pessoas", contou Nunhez.

Ele, que trabalha com ênfase na linha de pesquisa Agitação e Mistura (Mixing) e Fluidodinâmica Computacional (CFD - Computational Fluid Dynamics), recebeu um diploma de mérito científico pelas suas contribuições científicas. "Foi uma honra receber esse prêmio, principalmente porque eu era amigo pessoal de Oldshue, já falecido, a quem eu muito admirava."

O professor José Roberto Nunhez, da Faculdade de Engenharia Química
O professor José Roberto Nunhez, da Faculdade de Engenharia Química

Além do prêmio, Nunhez foi convidado a ministrar uma palestra sobre "CFD role in understanding mixing process", tema na mesma área em que atuava James Y. Oldshue, que dá nome a essa premiação. O docente da Unicamp já recebeu outros prêmios, entre eles o Prêmio Inventor 2005, elaborado pela Petrobras em parceria com a Unicamp.

Ele orientou um projeto no qual foi desenvolvido um software capaz de medir a quantidade de poluentes nos rios, determinando os pontos de maior concentração. Este projeto também analisa a qualidade da água dos rios após lançamento de esgoto das indústrias e dos municípios, trazendo aos órgãos ambientais melhores ferramentas para a concessão de licenças e recuperação de áreas degradadas.

Nunhez fez graduação e mestrado na Unicamp. O doutorado foi obtido na Universidade de Leeds, na Inglaterra. Atualmente, é professor titular da Unicamp. Figura como um dos autores do único livro no Brasil nessa área: Agitação e Mistura na Indústria, pela LTC Editora, em parceria com Celso Fernandes Joaquim Junior, Efraim Cekinski e Luiz Carlos Urenha.

 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”