Roberto Romano fala sobre autonomia em evento de 50 anos do IB

O Instituto de Biologia (IB) recebeu na terça-feira, dia 21, o professor Roberto Romano da Silva, professor titular aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. O evento “A Ética da Autonomia Universitária” integrou a programação dos 50 anos do IB e contou com apresentação do duo musical Due Doppie, do Programa SAE Ação Cultural (PRG).

Com a informalidade de um bate papo, o professor Romano destacou a autonomia como valor intrínseco à criação das primeiras universidades, delineando um panorama geral de como a intervenção de instituições como a igreja e o Estado nas universidades ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII atenuou a prática da autonomia nos mais diversos campi europeu. Segundo o professor, “quem fornece recursos financeiros e materiais também age no sentido de impor os curricula, os métodos de ensino, os critérios de aproveitamento e nomeação dos professores e funcionários”. Romano ressaltou que foi em resposta a tal situação que o mais significativo das ciências e da filosofia, nos século XVII e XVIII, surgiu fora e contra as universidades: “Francis Bacon, Descartes, Pascal, Leibniz, e muitos outros”, citou.

O professor Romano avaliou o pensamento crítico às universidades nos séculos XVIII e XIX, nas figuras de Denis Diderot e Kant, como central para a retomada de uma nova prática autônoma nas universidades no século XX. Foi a partir desse ponto que o professor abordou a Universidade Brasileira dos dias atuais, levantando questões como o papel da extensão e da pós-graduação pagas, os convênios com empresas públicas e particulares e a autonomia dos professores universitários para nortear a própria pesquisa. O evento acabou com Romano respondendo aos questionamentos instigados por ele nos participantes.

IB 50 Anos
As comemorações dos 50 anos do IB continuam no dia 30 de novembro, com o evento “Vincent Van Gogh: a natureza rebelde à ciência”, com o professor Renato Brolezzi. A palestra é aberta ao público e acontece na Sala da Congregação da unidade. Não é necessário fazer inscrição. Para ficar por dentro da programação, acesse a página dos 50 Anos do IB no Facebook (50anosdoIB). Conheça ainda o site comemorativo dos 50 Anos.

Romano fala em evento de 50 anos do IB
Romano citou Francis Bacon, Descartes, Pascal, Leibniz, e muitos outros
Due Doppie, do Programa SAE Ação Cultural
Professor Marcelo Brocchi, diretor associado do IB