Busca pelo equilíbrio financeiro é indispensável, afirma Knobel

Edição de imagem

As medidas de contenção de despesas aprovadas no último dia 3 de outubro pelo Conselho Universitário (Consu), órgão máximo deliberativo da Unicamp, são austeras, mas indispensáveis para enfrentar o atual momento de crise financeira vivido pela instituição. A afirmação é do reitor Marcelo Knobel, ao analisar a decisão do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) de pleitear a revogação de duas resoluções admitidas pelo Consu, que tratam do corte linear de 30% das gratificações não incorporadas pagas a docentes, pesquisadores e funcionários e da submissão à análise do Conselho das iniciativas que acarretem aumento de gastos para a Unicamp.

[Ouça entrevista do reitor sobre o tema à rádio CBN Campinas]

De acordo com Knobel, por mais impopulares que algumas das resoluções sejam, elas são importantes para buscar o equilíbrio orçamentário da Universidade, fortemente afetado por decisões da gestão anterior e pela baixa atividade econômica do Brasil. A instituição, observa o reitor, há alguns anos tem recorrido às suas reservas estratégicas para manter as atividades e saldar os compromissos. “Nós estamos complementando o orçamento em cerca de 15% ao mês. Ocorre que essas reservas são finitas, o que nos obriga a tomarmos decisões que implicam no corte de despesas”, explica.

As medidas aprovadas pelo Consu, lembra o dirigente, não são isoladas. A Universidade vem tem adotado outras ações com o objetivo de reduzir despesas, como a renegociação de contratos firmados com fornecedores e prestadores de serviços. “Estamos trabalhando de forma determinada e transparente para assegurar a sustentabilidade financeira da Unicamp. Reconhecemos que algumas decisões são duras e afetam a vida das pessoas, mas elas são indispensáveis para evitarmos uma situação ainda pior, na qual o pagamento dos salários e do 13º salário dos servidores docentes e não docentes poderia ficar comprometido”, adverte Knobel.

O dirigente exemplifica essa preocupação com um dado relativo ao pagamento das gratificações. Segundo o reitor, essa despesa precisa ser equacionada, pois ela representa um desembolso de R$ 80 milhões ao ano para a Unicamp. “Um dado importante é que, a cada ano, de acordo com legislação estadual, 10% do valor da gratificação é incorporado aos salários. A Universidade não tem como sustentar essa progressão”, considera. Além do corte linear temporário nas atuais gratificações, a resolução indica que devem ser realizadas mudanças nas unidades e órgãos para diminuir o número de gratificações vigentes.

O reitor afirma ter estranhando a postura do STU de pleitear a revogação das resoluções aprovadas pelo Consu. O sindicato apresentou um pedido de convocação de sessão extraordinária do Conselho, a partir do recolhimento de 25 assinaturas de seus integrantes titulares, o que está previsto no regimento do órgão. “Além de terem sido apreciadas recentemente, as matérias foram aprovadas por ampla maioria dos conselheiros. A Procuradoria Geral emitiu um parecer considerando que não há qualquer fato novo que justifique a rediscussão dessas medidas. De fato, esse pedido surgiu sem nenhuma explicação, e pode se tornar um precedente muito danoso para a institucionalidade da Universidade ”, pontua Knobel.

No entanto, o reitor decidiu promover a discussão do pedido de revogação das resoluções numa sessão extraordinária agendada para o dia 07 de novembro. “Um aspecto que precisa ficar claro é que a Administração Central jamais se recusará a debater assuntos de interesse da comunidade universitária, o que pode se dar nas mais diferentes instâncias”, assegura o dirigente.

Uma dessas instâncias, que está em plena atividade, é o Grupo de Trabalho (GT) constituído pelo Consu para formular sugestões que contribuam para promover um corte de gastos da ordem de R$ 25 milhões por ano, o que corresponde aproximadamente ao crescimento vegetativo da folha de pagamento, com o objetivo de poder promover os processos de progressão nas carreiras de funcionários e docentes já em 2018. O GT é constituído por representantes de estudantes, docentes e funcionários técnico-administrativos. “Estamos abertos a novas propostas nesse sentido. Nosso desejo é que parte dessas medidas restritivas seja provisória, ou seja, que dure somente enquanto a crise persistir. A economia do país tem dado pequenos sinais de recuperação, mas isso ainda não tem sido suficiente para que deixemos de nos preocupar com o futuro da Unicamp e de seus trabalhadores”, pondera Knobel.

O reitor Marcelo Knobel: “Estamos trabalhando de forma determinada para assegurar a sustentabilidade financeira da Unicamp"
Imagem de capa
Unicamp reforça a necessidade da adoção de medidas para equilibrar seu orçamento

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”