Labjor promove entrevistas ao vivo na Semana Nacional de C&T

Matemática ou matemáticas? Pesos e medidas. Mulheres. Mudanças climáticas, evolução. Algoritmos. Esses são alguns dos assuntos que fazem parte de “Matemática no ar”, programação de entrevistas e spots – narrativas curtas e informativas – que vai ao ar entre 23 e 27 de outubro, via Web Rádio Unicamp (bit.do/webRadio). O projeto é uma realização do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e integra a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), cujo mote é “A Matemática está em tudo”.

As entrevistas serão transmitidas ao vivo do estúdio, sempre às 10 horas, trazendo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. No dia 23 (segunda-feira), Jefferson Mariano (IBGE) e Julio Stern (IME/USP) falarão sobre a presença da estatística no cotidiano. Priscila Coltri (Cepagri/Unicamp) e Flávia Marquitti (IFGW/Unicamp) discutirão os usos da modelagem matemática no dia 24 (terça-feira). A presença das mulheres nas Exatas será abordada por Sandra Santos (IMECC/Unicamp) e Flávia Roberta Silva (IBM) no dia 25 (quarta-feira). Os algoritmos ficarão por conta de Alan Godoy Mello (CPqD) e Rafael Evangelista (Labjor/Unicamp), no dia 26 (quinta-feira). Por fim, no dia 27 (sexta-feira), Denise Vilela (DME/Ufscar) e Antonio Miguel (FE/Unicamp) debatem a possibilidade de pensarmos em matemáticas, no plural.

Também fazem parte do projeto spots sobre curiosidades da matemática, que serão distribuídos pela programação da Web Rádio Unicamp ao longo da SNCT. Os assuntos vão desde o funcionamento dos jogos de loteria até a origem do zero, passando pela importância da lógica, a invenção do sinal de igual (=), a história da revolta do Quebra-Quilos, e a trajetória de Jacob Palis, matemático brasileiro homenageado na SNCT 2017.

A proposta de “Matemática no ar” é trazer à tona discussões e reflexões sobre a presença da matemática em tudo, nas relações sociais, na formação de identidades e culturas. Os áudios das entrevistas e dos spots também serão disponibilizados em formato de podcast, para que o público possa escutar on-line e via dispositivos móveis. O material poderá ser usado também por professores de diversas áreas.

O projeto ainda conta com a parceria do PHALA (Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais), da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, e da Web Rádio Unicamp, além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do MCTIC e do Governo Federal. As informações sobre o "Matemática no ar" podem ser conferidas em oxigenio.comciencia.br.

SNCT 2017 na Unicamp
Outras ações da Unicamp integram a SNCT 2017. O PHALA, em parceria com o Labjor, produziu o projeto “matemáticaS”, um conjunto de cinco vídeos em animação que aborda os saberes da matemática presentes na maneira como medimos o tempo, nos localizamos nos espaços, delimitamos territórios, entre outras práticas presentes em sociedades e culturas. Também na Faculdade de Educação, oficinas para professores de Matemática, com diversas ferramentas e propostas de ensino, serão oferecidas pelo Gepemai, o Grupo de estudos e pesquisas em Educação Matemática nos/dos Anos Iniciais.

O Museu Exploratório de Ciências e o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) também contarão com atividades especiais durante a semana. As informações sobre a SNCT 2017 na Unicamp podem ser acompanhadas em www.prp.unicamp.br/snct2017. Já a programação de todo o Brasil está disponível em www.snct.mctic.gov.br.

Programação "Matemática no ar"
- 23 de outubro, segunda-feira, 10h: Estatística no cotidiano
Com Jefferson Mariano (IBGE) e Júlio Stern (IME-USP)

- 24 de outubro, terça-feira, 10h: Modelagem matemática

Com Priscila Coltri (Cepagri/Unicamp) e Flávia Marquitti (IFGW/Unicamp)

- 25 de outubro, quarta-feira, 10h: Mulheres nas Exatas

Com Sandra Santos (IMECC/Unicamp) e Flávia Roberta Silva (IBM)

- 26 de outubro, quinta-feira, 10h: Algoritmos

Com Alan Godoy Mello (CPqD) e Rafael Evangelista (Labjor/Unicamp)

- 27 de outubro, sexta-feira, 10h: De que matemática estamos falando?

Com Denise Vilela (DME/Ufscar) e Antonio Miguel (FE/Unicamp)

Spots:

O sinal de igual sempre existiu?

De onde vem o zero?

Jacob Palis, um grande matemático brasileiro

Qual a Lógica disso?

Loteria, haja fé!

A revolta…

Imagem de capa
Matemática no Ar integra Semana Nacional de C&T

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

Obra reúne acervo de Rogério Cerqueira Leite; edição estará disponível para venda em breve nos sites das editoras

O papel do rap e da educação na busca pela superação do racismo e da violência foi um dos temas debatidos

Foram aprovados os itens: “Prêmio Tese Destaque", a prorrogação da licença paternidade para servidores e recursos adicionais para o desenvolvimento de dois projetos no âmbito do Plano Plurianual de Investimentos (PPI)

Cultura & Sociedade

Fruto de parceria com jovens indígenas do país, obra “Still I Rise” traz relatos de experiências de impacto para o empoderamento de povos originários

O Instituto de Geociências recebeu 175 finalistas, distribuídos em 58 equipes; a Olimpíada Brasileira de Geografia e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra contemplou 17 estudantes cada uma