Equipe da Unicamp lança novo carro para competições de Fórmula SAE

A equipe FSAE Unicamp lançou seu novo carro, o monoposto F2017, nesta quinta-feira (19), em evento no auditório do Centro de Convenções da universidade. Décimo carro construído pela equipe, o F2017 foi projetado e construído ao longo de nove meses. O protótipo e a equipe irão representar a universidade nas próximas competições da categoria combustão da Fórmula SAE Brasil, organizadas pela seção brasileira da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

Imagem do carro protótipo F2017, construído pela equipe de estudantes FSAE Unicamp. Na foto o carro monoposto está de frente, em cima do palco do auditório do centro de convenções sobre um tapete vermelho. O carro é cinza e preto, com cockpit aberto e em sua carenagem consta os nomes das empresas patrocinadoras
Lançamento do monoposto F2017

“O F2017 possui como principais inovações, em relação ao último carro, o aumento de performance obtido sobretudo pela redução de massa total do carro e pela adição de mais um componente aerodinâmico, o difusor”, explica Vitor Cezar Silva Sena,  estudante de engenharia mecânica e capitão da equipe FSAE Unicamp. “Os principais pilares do F2017 foram performance, confiabilidade e precisão. Por meio desses pilares, alcançamos um protótipo leve, ágil, rápido e com uma performance incrível nas pistas”.

A estrutura do chassi construído pelos estudantes é tubular, feita com barras de aço microligado ao nióbio, com carenagem de fibra de vidro, e pacote aerodinâmico em fibra de carbono validado em túnel de vento. O motor utilizado no carro é um Yamaha R6 de 600cc. O conjunto entre chassi e motor F2017 possui 81 cavalos de potência, podendo realizar uma aceleração de 0 a 100hm/h em 4 segundos. Os membros da FSAE Unicamp acreditam que o novo protótipo F2017 é o melhor veículo já construído pelo time, conquistando ganho de desempenho significativo em relação aos projetos anteriores. Para ajudar na construção do veículo, a FSAE conta com o apoio de mais de patrocinadores, que colaboram com doações financeiras, consultorias técnicas e fornecimento de materiais.

Equipe FSAE
Membros da equipe FSAE Unicamp junto co o novo carro, o F2017

Fundada em 2006 por estudantes da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), a FSAE Unicamp conta atualmente com um elenco de 27 membros dos cursos de engenharia mecânica, elétrica e estatística. A orientação da equipe é do professor Kamal Abdel Radi Ismail, da FEM. A escuderia tem como objetivo ser a melhor equipe de Fórmula SAE do Brasil, e figurar entre o Top20 do ranking mundial da categoria, além de ser escada na capacitação de uma nova geração de jovens engenheiros.

Em 2014 a equipe da Unicamp foi o melhor time brasileiro na competição nacional. Na competição internacional realizada em 2015 em Michigan, EUA, a FSAE Unicamp conquistou 3° lugar na prova de aceleração, e o 4° na prova de design, dentre 120 equipes representando instituições de ensino de nove países diferentes. E em 2016 os estudantes da Unicamp ficaram em quarto lugar na competição nacional.

Imagem do carro protótipo F2017, construído pela equipe de estudantes FSAE Unicamp. Na foto o carro monoposto está de lado, voltado para a direita, em cima do palco do auditório do centro de convenções sobre um tapete vermelho. O carro é cinza e preto, com cockpit aberto e em sua carenagem consta os nomes das empresas patrocinadoras
F2017

A estreia do F2017 será na Competição Nacional de Fórmula SAE, que será realizada no autódromo do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro. A FSAE Unicamp irá competir ao lado de equipes representando 50 universidades de todo o país.

Comunidade Interna