Unicamp busca recursos adicionais em Brasília

Representantes de instituições de ensino participam da audiência pública. Há várias pessoas sentadas atrás de cinco fileiras de balcões, entre elas a professora Teresa Atvars que veste uma blusa branca, sem mangas, olha para frente e ouve o debate da mesa diretora
A coordenadora geral da Unicamp ocupa um dos lugares na audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília

A coordenadora geral da Unicamp, Teresa Atvars, esteve em Brasília na terça-feira, 10, representando a Universidade em audiência pública que discutiu o retorno do Plano Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais (Pnaest). A audiência, realizada na Câmara dos Deputados, foi organizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, presidida pelo deputado Cleber Verde (PRB/MA). De acordo com Atvars, existe a possibilidade da Unicamp receber recursos do Pnaest caso justifique adesão parcial ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do governo federal.

“Os repasses eram destinados a todas as universidades que participam do SISU e não vêm sendo feitos desde 2015 para instituições estaduais e municipais. Nós fomos reivindicar que para o ano de 2018 se faça esse repasse”, salientou Atvars. A Unicamp participou da audiência a convite do deputado maranhense e da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). “Para a Unicamp a assistência estudantil é um tema extremamente relevante e que precisa de recursos adicionais”.

Além da participação na audiência, Atvars esteve com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) para uma conversa sobre a importância da participação das universidades públicas estaduais no projeto de lei que autoriza instituições de ensino superior a implantarem fundos patrimoniais. Enfatizamos a necessidade de inserção das universidades públicas estaduais que não estavam no projeto inicial”, destacou a coordenadora geral da Unicamp.

Além de Atvars o coordenador de administração do Hospital de Clínicas José Roberto Matos Souza também esteve em Brasília para conversar com parlamentares sobre as emendas parlamentares para a área da saúde. A presença da Unicamp em Brasília é uma ação estratégica para buscar recursos adicionais, afirmou Atvars.

 

Imagem de capa

Professora Teresa Atvars, em Brasília, participa de audiência na Câmara dos Deputados
Professora Teresa Atvars, em Brasília, participa de audiência na Câmara dos Deputados