Unicamp busca recursos adicionais em Brasília

Representantes de instituições de ensino participam da audiência pública. Há várias pessoas sentadas atrás de cinco fileiras de balcões, entre elas a professora Teresa Atvars que veste uma blusa branca, sem mangas, olha para frente e ouve o debate da mesa diretora
A coordenadora geral da Unicamp ocupa um dos lugares na audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília

A coordenadora geral da Unicamp, Teresa Atvars, esteve em Brasília na terça-feira, 10, representando a Universidade em audiência pública que discutiu o retorno do Plano Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Ensino Superior Públicas Estaduais (Pnaest). A audiência, realizada na Câmara dos Deputados, foi organizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais, presidida pelo deputado Cleber Verde (PRB/MA). De acordo com Atvars, existe a possibilidade da Unicamp receber recursos do Pnaest caso justifique adesão parcial ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do governo federal.

“Os repasses eram destinados a todas as universidades que participam do SISU e não vêm sendo feitos desde 2015 para instituições estaduais e municipais. Nós fomos reivindicar que para o ano de 2018 se faça esse repasse”, salientou Atvars. A Unicamp participou da audiência a convite do deputado maranhense e da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). “Para a Unicamp a assistência estudantil é um tema extremamente relevante e que precisa de recursos adicionais”.

Além da participação na audiência, Atvars esteve com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Bruna Furlan (PSDB-SP) para uma conversa sobre a importância da participação das universidades públicas estaduais no projeto de lei que autoriza instituições de ensino superior a implantarem fundos patrimoniais. Enfatizamos a necessidade de inserção das universidades públicas estaduais que não estavam no projeto inicial”, destacou a coordenadora geral da Unicamp.

Além de Atvars o coordenador de administração do Hospital de Clínicas José Roberto Matos Souza também esteve em Brasília para conversar com parlamentares sobre as emendas parlamentares para a área da saúde. A presença da Unicamp em Brasília é uma ação estratégica para buscar recursos adicionais, afirmou Atvars.