Marcha pela Ciência acontece neste domingo, na Avenida Paulista e pede anulação de corte de 40% no setor

A partir das 15 horas deste domingo, dia 8 de outubro, cientistas e não-cientistas, estudantes universitários e população em geral se reunirão em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, para protestar contra os sucessivos cortes no orçamento, que estão tornando a atividade científica inviável no Brasil. A terceira edição da Marcha pela Ciência é coordenada pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC). Entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Universidade de São Paulo (USP) e a Unicamp apoiam a iniciativa. "A Unicamp apoia toda manifestação em prol  da construção e do desenvolvimento da ciência e da tecnologia para mostrar à sociedade a importância do ensino e da pesquisa para o Brasil", declarou Marcelo Knobel, reitor da Unicamp.

Um dos alvos do protesto é o novo corte na ciência programado no Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2018. Ele representa uma redução de quase 40% em relação ao orçamento deste ano, um dos menores da história. Seu valor, de R$2,8 bilhões, é 44% menor do que o previsto antes dos cortes anunciados pelo governo federal em março deste ano e representa menos da metade do orçamento de 2005 e menos de um terço do orçamento de 2010 em valores corrigidos pela inflação. Segundo estimativa do movimento Conhecimento sem Cortes, R$ 12 bilhões deixaram de ser investidos em universidades e em pesquisa desde o ano de 2015.

“Cortar a verba da ciência é condenar o desenvolvimento do Brasil”, resume Marcos Buckeridge, presidente da Aciesp e coordenador da atual edição da Marcha. “Da agricultura à medicina, da indústria à biodiversidade, não há avanços se o conhecimento não avançar. O que está acontecendo compromete não só o trabalho atual, mas o futuro. É uma situação inadmissível”, completa.A mobilização também pede a revitalização dos institutos de pesquisa do Estado de São Paulo e protesta contra o desmonte das universidades públicas.

Unicamp - Para incentivar professores e alunos a participarem, a reitoria disponibilizou um ônibus, já lotado, que vai sair da Biblioteca Central às 12 horas, no domingo, com previsão de volta às 19 horas.  São alguns dos apoiadores da marcha: Blogs de Ciência da UnicampMulheres na CiênciaComCiênciaCurso de Comunicação Institucional da Especialização Labjor-UnicampMuseu Exploratório de CiênciasPró-Reitoria de Pesquisa da USPUnicamp - Universidade Estadual de CampinasAssociação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo. Acompanhe outras informações no Facebook.

Os organizadores da Marcha criaram uma campanha online para arrecadar recursos, além de uma página onde o público tem acesso a conteúdos relacionados ao evento.

3ª Marcha pela Ciência
8 de outubro, domingo, às 15 horas, na Avenida Paulista, 1578 (em frente ao MASP)

Museu de Arte de São Paulo

Comunidade Interna