Educar e prevenir para promover boas práticas científicas

Plágio, respeito aos pares, ética, armazenamento e compartilhamento de dados foram alguns dos conceitos-chave discutidos no workshop “Boas práticas de pesquisa”, promovido pelo Centro de Pesquisa em Ciência e Engenharia Computacional (CCES, na sigla em inglês) e pela pró-reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp. O CEES é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O evento aconteceu na ultima sexta-feira (25), no auditório do Instituto da Computação (IC). Participaram, o diretor científico da (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz; o pró-reitor de Pesquisa, Munir Salomão Skaf; a vice-diretora do Cepid-CCES, Claudia Bauzer Medeiros; e a jornalista e pesquisadora Sabine Righetti.

três pessoas em mesa de debate

“O objetivo é pensar as maneiras pelas quais universidades e organizações de financiamento a pesquisa podem ajudar suas comunidades a cumprirem melhor as normas de obtenção, registro e comunicação de resultados em pesquisa”, afirmou Brito. Segundo ele, a Fapesp espera que as instituições de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo façam um grande esforço em três direções: educação, prevenção e apuração e sansão justas e rigorosas. Estes são os três pilares do Código de Boas Práticas Científicas desenvolvido pela Fundação, principal instituição pública de fomento à pesquisa acadêmica do estado. “A maior parte das instituições se preocupam demais com a apuração e sansão, nós queremos que o foco principal esteja na educação e na prevenção”, explicou.

mulher fala e gesticula

O workshop fez parte de uma série de eventos que está sendo realizada pelo Cepid a fim de promover esse debate na Unicamp. “Buscamos divulgar e disseminar, aqui dentro da Unicamp, as mais modernas normas e diretrizes para desenvolver a pesquisa dentro das linhas de boa conduta de ética, de preparo e divulgação dos dados, e de  respeito aos colegas, alunos e orientadores”, declarou a professora Claudia Bauzer Medeiros. Em junho, o tema foiÉtica no uso de dados” (leia a matéria do Jornal da Unicamp “Pesquisadores refletem sobre uso ético, seguro e construtivo de dados”). Nos próximos meses, serão abordados “Reprodutibilidade de pesquisa” e “Gestão de dados”.

auditorio lotado

Dentre as ações planejadas pela PRP, Munir Skaf destacou o programa de seminários voltados especialmente para os alunos ingressantes, que será realizado em parceria com as pró-reitorias de graduação (PRG) e pós-graduação (PRPG). Outro aliado importante na disseminação das boas práticas de pesquisa tem sido o Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), que já disponibilizou para consulta online o Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp (RI) e o Turnitin, um software de verificação de originalidade e prevenção de plágio (acesse).

três pessoas em mesa de debate