Instituto de Física da Unicamp tem novo diretor

Autoria
Pascoal Pagliuso é o novo diretor do IFGW
Pascoal Pagliuso assumiu a direção da unidade

O professor Pascoal José Giglio Pagliuso é o novo diretor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Unicamp. Ele tomou posse na tarde desta última segunda-feira (31), durante solenidade realizada no auditório do instituto. Substituirá o professor Newton Frateschi, que assumiu o cargo de diretor executivo da Agência de Inovação Inova Unicamp nesta terça-feira (1º). Pagliuso cumprirá seu mandato de 2017 a 2021, ao lado da professora Mônica Alonso Cotta, sua diretora associada. Pascoal fez a graduação, o mestrado e o doutorado na Unicamp. Obteve o pós-doutorado em física pelo Los Alamos National Laboratory (LANL), Novo México, Estados Unidos. Atualmente é professor titular do IFGW.

A sessão de posse do novo diretor foi presidida pelo reitor da Unicamp Marcelo Knobel. Integraram a mesa diretiva, além do reitor da Unicamp, o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) Carlos Henrique de Brito Cruz, os professores Pascoal Pagliuso e Newton Frateschi. Estiveram ainda presentes ao evento a coordenadora geral da Universidade Teresa Dib Zambon Atvars, o pró-reitor de pesquisa Munir Skaf, a pró-reitora de graduação Eliana Martorano Amaral e o chefe de Gabinete Joaquim Burtorff, entre outras autoridades.

Newton Frateschi agradeceu a toda comunidade do IFGW pelo apoio durante sua gestão. Ressaltou alguns avanços no período em que dirigiu a unidade, registrados no relatório de gestão do instituto. Recordou a criação do curso de engenharia física e lembrou que o IFGW mantém a média de 350 artigos indexados por ano; a criação de pontos de apoio de projetos; contratações; reformas de infra-estrutura em diversos setores; obras extensas nos laboratórios; a implementação do novo sistema de refrigeração; e a renovação da rede wi-fi do IFGW.

Pagliuso é recebido no auditório do IFGW

Ele ainda destacou no período a realização de cinco Oficinas de Física “Cesar Lattes”, além da realização dos programas Física nas Férias e Escolas Internacionais de Inverno do IFGW. Pontuou que o instituto completou neste 2017 o seu jubileu de ouro, do qual teve o prazer de participar como diretor. Despediu-se desejando êxito ao seu sucessor e garantiu que essa unidade estará em boas mãos nos próximos quatro anos.

Pascoal Pagliuso começou sua fala manifestando que se sente honrado por assumir a direção do IFGW. Agradeceu a confiança nele depositada pela comunidade. Falou que está consciente dos tempos difíceis e dos enormes desafios que terá pela frente. “Mas é passando por esses momentos que a verdadeira grandeza das instituições aparece. São momentos de organização, renovação, atualização e busca por melhorias e aumento da eficiência”, afirmou. Durante seu discurso, homenageou com placas de reconhecimento Newton Frateschi e o ex-diretor associado Luís Eduardo Evangelista de Araújo.

O novo diretor comprometeu-se a trabalhar por uma maior interação com a sociedade, olhando uma produção técnico-científica e e formação de recursos humanos de excelência, sempre com responsabilidade e compromisso social. “Apesar desse difícil desafio, sinto-me extremamente motivado”, frisou ele. Pascoal revelou ter grande admiração pelo seu instituto desde o primeiro dia que o visitou num dos eventos da UPA (Unicamp de Portas Abertas). “E aprendi a admirar ainda mais o IFGW depois de conhecer os seus defeitos, suas limitações e sua capacidade de se reinventar”, concluiu.

O professor Brito Cruz parabenizou todos os funcionários, docentes e alunos. Desejou boa sorte para o novo e para o ex-diretor do IFGW nesta época de grande crise do país. “Mas amanhã será melhor do que hoje”, sublinhou. Comentou que há 26 anos teve a honra de ser diretor do IFGW e que recebeu posse no mesmo auditório. Parabenizou a unidade pelo seu crescimento e reconhecimento no cenário científico nacional.

Marcelo Knobel lembrou do recente ranking THE (Times Higher Education) que posicionou a Unicamp em primeiro lugar entre as melhores universidades da América Latina. Salientou que a principal diferença para esse resultado foi a ótima interação da Unicamp com o setor produtivo da sociedade. “O professor Brito, quando reitor da Unicamp, recebeu a Universidade em uma época também de forte contingenciamento. Mas a criação da Agência de Inovação Inova Unicamp foi o diferencial para que anos depois a nossa instituição chegasse a essa posição privilegiada no ranking. E novos avanços estão por vir”, destacou.

Ao falar do novo diretor do IFGW, o reitor elogiou a sua força de trabalho e disse que pertencem ao mesmo grupo temático. "Nossos laboratórios trabalham em parceria. Tenho certeza de que você e a Mônica farão um ótimo trabalho, contribuindo para o instituto e para a Unicamp. Tenham uma excelente gestão."

Assinatura do termo de posse de Pagliuso pelo reitor
Frateschi passa o cargo para Pagliuso e recebe homenagem
Brito Cruz, diretor científico da Fapesp
O reitor da Unicamp Marcelo Knobel