Coral Canarinhos da Terra é selecionado pela Unesco para Projeto Criança Esperança 2018

Algumas apresentações e ensaios culturais do Canarinhos da Terra

O Projeto Canarinhos da Terra - Unicamp, estabelecido como projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac), acaba de ser selecionado para fazer parte da edição 2018 do Projeto Criança Esperança, na área de Arte  Cultura. A seleção foi divulgada pela Unesco e, em breve, o diretor executivo do projeto, Luiz Simoni, deve assinar o contrato de participação. O Canarinhos é um programa de responsabilidade social com foco em cultura, música e canto, desenvolvido em parceria com a Unicamp desde 2003. Ao saber do convite, o Portal Unicamp conversou com Simoni sobre o assunto.

Portal Unicamp  – O que o sr. sentiu no momento em que recebeu a notícia da Unesco? Foi surpreendido?
Luiz Simoni -
Ficamos muito emocionados, pois a seleção é realizada em âmbito nacional entre mais de dois mil projetos.

Portal Unicamp - Qual o mérito dessa participação?
Luiz Simoni -
A seleção é realizada pela Unesco num processo que avalia histórico, qualificações, conquistas, objetivos e atuação do projeto com crianças e adolescentes. São analisadas ainda as metodologias utilizadas e os processos de monitoramento e de avaliação de resultados. Trata-se de uma seleção bastante técnica.

Portal Unicamp - O que esta seleção pode representar para o Projeto Canarinhos em termos futuros?
Luiz Simoni -
Esta escolha traz ao projeto uma visibilidade nacional, o que pode facilitar a obtenção novos apoiadores e patrocinadores para o custeio de nossos programas, uma vez que todas as atividades culturais e educativas são oferecidas de forma gratuita aos  alunos, através da utilização das Leis de Incentivos Fiscais.

Portal Unicamp - O sr. poderia falar um pouco sobre o projeto?
Luiz Simoni -
O Coral Canarinhos da Terra foi fundado em 1996 como uma associação de pais. A partir de 2002 teve seus objetivos ampliados incorporando a responsabilidade social e a educação em seus objetivos estatutários, consolidando-se através da parceria com a Unicamp, que permitiu sua transformação em projeto sociocultural. Além disso, ampliamos o seu conceito de coro tradicional para o de coral cênico, com dramatização e dança integrados. Atualmente temos dois programas: o Escola Coral (com 120 jovens e crianças) e o Coral na Escola com cerca de 380 jovens. O programa Escola Coral, que é realizado na Unicamp, mantém os grupos Korallito (6 a 8 anos de idade), o Alegretto, composto por jovens dos 9 aos 12 anos, e o grupo Jovem com participantes dos 14 aos 21 anos. O programa Coral na Escola é desenvolvido em parceria com as escolas públicas de Campinas de ensino fundamental e de ensino médio  utilizando as mesmas metodologias.

O diretor executivo do projeto, Luiz Simoni

Portal Unicamp – O Coral mantém algum tipo de parceria com alguma instituição de ensino?
Luiz Simoni –
Sim. Mantemos parcerias com as seguintes escolas: E.E. José Pedro de Oliveira, E.E. Culto à Ciência, e, desde março, iniciamos um grupo no Colégio Técnico de Campinas, o Cotuca da Unicamp.

Portal da Unicamp – Como se dá o acesso ao projeto?
Luiz Simoni
- O acesso ao projeto é aberto e realizado a cada início de semestre em função da disponibilidade de vagas, e obedecendo critérios socioeconômicos dos alunos, mas sempre conseguimos encaixar todos os interessados.

Portal Unicamp - Quem faz os arranjos musicais para o projeto e o que o Espaço Cultural Casa do Lago representa para o Canarinhos tendo em vista que os ensaios ocorrem no local?
Luiz Simoni -
O projeto utiliza profissionais oriundos da Universidade, mestres, doutorandos, bacharéis e alunos. Muitos de nossos arranjos são feitos por grandes nomes da regência coral juvenil. A Casa do Lago é o nosso ponto de apoio em todos os sentidos. É o local onde ensaiamos, realizamos apresentações para a comunidade e as reuniões de trabalho.

Portal Unicamp - Além do convite da Unesco, o coral já recebeu algum outro tipo de distinção ou premiação?
Luiz Simoni -
Sim. A Medalha Carlos Gomes, o Prêmio Ludicidade-Pontinhos de Cultura 2008 do Ministério da Cultura; o Mapa Cultural Paulista 2009 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; Prêmio Areté-Eventos em Rede 2010 do Ministério da Cultura; Prêmio Itaú Unicef 2013 da Fundação Itaú social, Unicef, entre outros.

Portal Unicamp - Em que localidades o Coral já se apresentou?
Luiz Simoni –
No Estado de São Paulo o Canarinhos já se apresentou no Centro de Convivência Cultural de Campinas e nos teatros Castro Mendes e Sesi. Em Paulínia esteve no Teatro Municipal da cidade. Em Jundiaí, no Polytheama. Já no Estado da Bahia as apresentações ocorreram no Sesc-Pelourinho, no Teatro Dona Canô e no Eva Herz. Também participou de eventos culturais em Varginha e Belo Horizonte (MG), Campos do Jordão (SP), Novo Hamburgo (RS), entre outros no interior paulista. Em dezembro de 1999, o Canarinhos representou o Brasil no “XXX Congresso Internazionale de Pueri Cantores”, realizado em Roma cantando ainda em Assis e Veneza.

Portal Unicamp - Que recado o sr. deixaria aos jovens que pretendem ingressar no mundo da música de coro?
Luiz Simoni -
Aproveitem a oportunidade. Esta experiência artística abre muitas janelas de conhecimento e de percepção. Ela estimula e provoca protagonismo e criatividade. Temos muitos exemplos de jovens que moldaram suas carreiras depois de passar pelo projeto. Outros não mudaram suas carreiras porém mudaram a forma de perceber e interpretar o mundo. Em tempos de tantas notícias ruins, de decepções, oferecemos um tempo de esperança, beleza, de alegria, aprendizado e de construção da cidadania, um legado para o amanhã.

Vídeo: Apresentação no VI Encontro Brasileiro de Coro Cênico. Espetáculo: Qual é?

Canarinhos no Facebook
Contatos: 19- 3579-0583/19-99346-5738