Leandro Karnal lança Diálogo de Culturas

Capa de Diálogo de culturas

Chega às livrarias neste fim de julho o livro "Diálogo de culturas", escrito pelo historiador e professor da Unicamp Leandro Karnal. A obra, da Editora Contexto, reúne crônicas sobre os mais variados assuntos, mas mantém focos centrais inalterados: tolerância, conhecimento de si, raízes históricas de processos e combate ao preconceito.

Com rigor histórico aliado a um texto delicioso, Karnal aborda desde datas comemorativas até a amizade, passando por amor aos livros, educação e busca da felicidade. É ele, instigado pela possibilidade de provocar seus leitores, quem aborda o objetivo da nova publicação. “Escrever sobre muitos temas é um desafio curioso. Tenho uma formação profissional na área de História e um olhar treinado para questões específicas. Ao dirigir esse olhar para fora do meu gueto, compreendo coisas novas num processo recíproco de aprendizado”, diz.

“O livro é fruto do desafio de considerar a possibilidade do diálogo entre áreas distintas e cruzamento de temas diversos”, complementa.

Em 192 páginas, a obra reúne textos do historiador publicados desde julho de 2016 em O Estado de S. Paulo. Mas vai além: trata-se de uma nova edição, com, por exemplo, intervenções necessárias para sair do formato jornal e encaixar no formato livro. Há, ainda, artigos atualizados e junções de textos.

“Gosto imensamente do desafio de escrever para um público qualificado, mas amplo. É mais complicado fazer um texto curto sobre um tema do que um longo no qual eu possa destrinçar tudo”, relata o autor.

Conferência no Sesc Vila Mariana
Em 1º de agosto, a Contexto terá uma conferência com Karnal, no Sesc Vila Mariana. Ao final, perguntas da plateia e uma sessão de autógrafos. O evento terá início às 19h30 e será aberto por Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc de São Paulo, seguido pelo fundador da Contexto, o historiador, professor e escritor Jaime Pinsky. O mediador da noite será o jornalista Ubiratan Brasil.

Karnal
Historiador graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Leandro Karnal leciona há 30 anos (atualmente dá aulas no Instituto de História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp). Tem colunas em jornal, rádio e televisão e é palestrante. Como autor, coautor ou organizador publicou, pela Contexto, Conversas com Um Jovem Professor, História dos Estados Unidos, Estados Unidos: a Formação da Nação, As Religiões que o Mundo Esqueceu, História na Sala de Aula e O Brasil no contexto (1987-2017).

A Contexto
Fundada pelo historiador Jaime Pinsky em 1987, especializada em ciências humanas e dedicada à circulação do saber, a Contexto comemora 30 anos de atividades e acaba de lançar o selo Marco Polo, de romances históricos.

 

Serviço:
Diálogo de Culturas
Autor: Leandro Karnal
Páginas 192
Preço: R$ 35,00
Editora Contexto

 

 

 

Imagem de capa

Karnal em palestra no Centro de Convenções da Unicamp, organizada pelo Serviço de Apoio ao Estudante
Karnal em palestra no Centro de Convenções da Unicamp, organizada pelo Serviço de Apoio ao Estudante