Bross visita Unicamp e discute planejamento

Autoria

João Carlos Bross, o arquiteto responsável pelo projeto urbanístico original do Campus da Unicamp, esteve na tarde de sexta-feira (14) em reunião com o reitor Marcelo Knobel. O objetivo do encontro foi pensar estratégias de reestruturação dos espaço e dos processos de trabalho da Universidade, afim de aumentar a eficiência e diminuir os custos.Participaram, também, da reunião o chefe de gabinete, Joaquim Bustorff; o diretor de Planejamento Integrado da reitoria da Unicamp, Marco Aurélio Lima, e o diretor da Diretoria Executiva da Área da Saúde (Deas), Manoel Bértolo.

O principal foco da reunião foi a Área da Saúde, que consome hoje 20% do financiamento da Universidade. Segundo Bross, é necessário mudar a concepção do atendimento à população focando em pessoas saudáveis, não em doentes. “Precisamos sair do modelo tradicional hospitalar e cuidar do paciente em pé”, afirmou. O Hospital de Clinicas (HC) da Unicamp foi projetado por Bross no período em que trabalhou com Zeferino Vaz. “Foram 12 anos consecutivos com Zeferino. Inclusive com as dificuldades do período militar”, contou.

Entre os pontos-chave debatidos na reunião estão a informatização do atendimento, já em curso, e a entrada única no hospital, que ainda é uma deficiência no sistema. “Precisamos detectar os filtros que devem ser criados para que só chegue ao hospital quem realmente precise”, afirmou Bustorff.

João Carlos Bross, arquiteto responsável pelo projeto urbanístico original do Campus da Unicamp
Bross, o reitor Marcelo Knobel e membros da administração central

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”