Centro de Lógica lança Guia dos Arquivos Históricos

Edição de imagem

O Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) da Unicamp acaba de lançar o Guia dos Arquivos Históricos, como parte das comemorações dos seus 40 anos de fundação. O objetivo da publicação é dar visibilidade aos fundos e coleções sob a guarda do CLE, que oferecem um rico conjunto de informações aos pesquisadores, principalmente aqueles interessados na História da Ciência. “Estamos satisfeitos de proporcionar à comunidade em geral acesso aos documentos históricos sobre a evolução da ciência e do pensamento científico no Brasil”, afirma o diretor do Centro no texto de apresentação do guia, professor Marcelo Esteban Coniglio.

De acordo com a supervisora dos Arquivos Históricos do CLE, Eliane Morelli Abrahão, o acervo começou a ser constituído em 1988. Os fundos e coleções são resultado da doação de seus proprietários ou familiares. Uma das coleções pertencia ao físico Cesar Lattes, que foi docente da Unicamp. Ela reúne 93 itens documentais (textos), 8 audiovisuais (películas, DVDs e fitas-cassetes) e 3 iconográficos (fotografias). “Um dos filmes, que convertemos para mídia digital, mostra a construção do Laboratório de Física Cósmica do Monte Chacaltaya, na Bolívia”, relata, referindo-se ao local que serviu de base para importantes estudos de Lattes.

O guia traz informações básicas sobre os fundos e coleções, como o nome do produtor, o período de produção dos documentos e o tipo de documento disponível. Oferece ainda, um breve currículo do seu proprietário original. “Esses arquivos têm informações muito interessantes e até curiosas. Ao consultá-los, o interessado vai descobrir que temas atuais, como o movimento pela destinação de mais recursos para a ciência, já era tratado pelos professores Zeferino Vaz e Sérgio Porto na década de 1950”, diz Eliane.

Segundo a supervisora dos Arquivos Históricos do CLE, os fundos e coleções podem ser consultados via internet pelos interessados a partir deste link, através da plataforma ICA-AtoM, programa gratuito de descrição desenvolvido pelo Conselho Internacional de Arquivos. A ferramenta possibilita o cruzamento e a pesquisa dos diferentes fundos e coleções disponíveis.

Foto: Reprodução
Capa do Guia dos Arquivos Históricos

 

Imagem de capa
Capa do Guia dos Arquivos Históricos

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa