E-book sobre políticas de inovação pelo lado da demanda no Brasil é lançado no Ipea

Na sede do  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, aconteceu nesta quarta-feira (5) o lançamento do e-book Políticas de Inovação pelo Lado da Demanda no Brasil, organizado pelo coordenador de Estudos em Estratégias de Crescimento das Firmas, André Tortato Rauen. O evento contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

O livro analisa a inovação nacional pela visão da demanda - das ações do Estado por meio de compras públicas e regulação, por exemplo, voltadas à indução de inovação. A primeira seção contextualiza os temas tratados na obra, dialogando com a segunda parte, onde são estudados cases brasileiros para compreender as políticas de inovação.

A obra é organizada por André Tortato Rauen, com capítulos assinados por Mariano de Matos Macedo, Pollyana de Carvalho Varrichio, Milton de Freitas Chagas Jr., Flávia de Holanda Schmidt Squeff. Outros autores ainda têm alguma relação com a Unicamp, que são André Tosi Furtado (pró-reitor de Pós-Graduação), Janaína Oliveira Pamplona da Costa (IE), Cássio Garcia Ribeiro (IG), Fernando Pellegrini (IG), André Sica de Campos (FCA), Cristiane Vianna Rauen (IE) e Fernanda De Negri (IE). Entre outros temas discutidos no e-book estão "Normalização para a Inovação", "As parcerias para o desenvolvimento produtivo da saúde" e "Ciência e tecnologia de impacto".

O livro Políticas de Inovação pelo Lado da Demanda no Brasil é inédito e já está disponível no Portal do Ipea em PDF e em E-PUB (para leitura em sistema Android).