Terceira mostra Jazz Campinas abrilhanta noite na Unicamp

Autoria
Mostra Jazz Campinas na Unicamp

Um jazz democrático para ser socializado por todos os públicos. Com essa ideia, mais uma vez aconteceu a Mostra Jazz Campinas, em sua terceira edição. O evento reuniu na noite desta quarta-feira (28) cerca de 700 pessoas na Praça da Paz da Unicamp para ouvir músicos com essa formação, de um celeiro de alunos e ex-alunos da instituição. Apresentaram-se as bandas Peu Abrantes Quinteto e Campinaz Jazz Big Band.

Neste ano, a Mostra foi apoiada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), dentro do Programa Campus Tranquilo, e pelo Conexão Cultural. Segundo Arthur Amaral, produtor cultural do evento, o objetivo é difundir a música instrumental campineira.

Para isso, foram planejadas 19 atividades envolvendo não apenas música. Também ocorreram mostras de curta-metragens audiovisuais e workshops em diferentes lugares de Barão Geraldo. Foram 13 shows de jazz, iniciados no último domingo (25) e que prosseguem até o dia 1º de julho. Veja a programação completa. Assista a vídeo de outras edições da mostra a seguir.

Esse já é o terceiro ano consecutivo da mostra. A intenção é que ela se perpetue no calendário cultural da cidade. Arthur Amaral enfatizou que o jazz não é uma música elitizada. “Só é assim se quiserem”, disse. “Depende muito da onde ele é apresentado. No ano passado, fizemos exibições no Largo do Rosário e na Concha Acústica do Taquaral para um público bem diversificado.”

Ele comentou que o Brasil tem ótimas bandas de jazz, que aqui criaram uma característica própria, e que Campinas tem sido agraciada pela boa formação musical da Unicamp. “Essa Universidade é a principal formadora de música erudita e instrumental do Estado". Arthur também citou a participação relevante de uma boa fatia de músicos egressos do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos", de Tatuí, interior de SP.

Músicos na Mostra Jazz Campinas
Mostra Jazz Campinas na Unicamp
Imagem de capa
Mostra Jazz Campinas 2017 na Unicamp