Olimpíada de Matemática entrega medalhas regionais na Unicamp. Rafael Diego da Costa, um exemplo de mudança

Rafael Diego da Costa, ex-presidiário de Mococa, premiado na OBMEP

A Unicamp sediou na quarta-feira, dia 28, a premiação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2016. Foram quase 200 medalhistas, sendo 130 de bronze, 60 de prata e 13 de ouro. Na região de Campinas, 900 instituições participaram da maior competição científica do país. “Chegamos a 18 milhões de inscritos na última edição em diversas fases de prova, o que mostra a dimensão da iniciativa que foca no incentivo ao aprendizado da matemática”, confirma Laura Rifo, professora do IMECC e coordenadora regional da OBMEP.

Com partipação na logística regional – com 67 cidades – e na correção das provas, a Unicamp também recebeu os medalhistas para um tour por diversas unidades de ensino e pesquisa, no período da tarde. Participam da cerimônia o professor Munir Skaf, pró-reitor de Pesquisa e o coordenador da Comvest, José Alves Freitas Neto, entre outros convidados. Criada em 2005 e realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos. Participam da competição alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, abrangendo milhares de jovens em situação prisional.

A TV Unicamp acompanhou o evento e registrou a história do medalhista Rafael Diego da Costa, ex-presidiário de Mococa, interior de SP. Ele ganhou bronze pelo desempenho nas provas, feitas quando ele ainda cumpria pena em regime fechado. Semanas após sair da prisão, o construtor civil conta como a olimpíada motivou sua mudança de trajetória e despertou o interesse em se preparar para ingressar em uma universidade.

Veja mais no vídeo:

Conheça outras ações da Unicamp em olimpíadas científicas

Premiação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo