(AO VIVO ) Assinatura de Convênio Unicamp e BYD

Assista, ao vivo, via CameraWeb Reitoria, a asssinatura de Convênio Unicamp e BYD

O convênio
A BYD, gigante global especializada em energia limpa e maior fabricante de baterias e veículos elétricos do mundo, assinará hoje (21), uma carta de cooperação com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), firmando um compromisso de repasse de mais de R$ 5 milhões até 2020 para a fundação de um Centro de Pesquisas Fotovoltaicas - a solenidade está marcada para 11h00, na Sala do Conselho Universitário (Consu) e contará com as presenças do vice-Ministro de Indústria e Tecnologia da Informação da China, Xin Guobin; da vice-presidente mundial da BYD Stella Li; do presidente da BYD no Brasil Tyler Li e do reitor da Unicamp Marcelo Knobel.

"A BYD tem cerca de 20 mil engenheiros pesquisadores em seu corpo de funcionários ao redor do globo, foi eleita pela revista Fortune como uma das 15 empresas que estão mudando o mundo e sabe da importância da pesquisa. Não é a toa que a companhia está entre as líderes globais de tecnologia. Investir em um desenvolvimento local é muito importante", diz Stella Li,vice- presidente mundial da BYD. A empresa inaugurou em abril deste ano em Campinas sua fábrica de painéis solares e assim passou a ser a primeira no Brasil a oferecer ao mercado projetos de ecossistema zero.

O convênio visa estabelecer cooperação entre BYD e Unicamp em atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico. "Para a Unicamp é uma satisfação estabelecer as bases de uma parceria que promete ser muito frutífera com a BYD, que desde a sua fundação segue o preceito do desenvolvimento tecnológico orientado pela inovação. A empresa escolheu Campinas para sua instalação no Brasil, e estamos convictos que a Unicamp será um parceiro importante na pesquisa e desenvolvimento na área de fotovoltaicos, o que certamente levará ao estabelecimento de outras colaborações no futuro, sempre em busca de um futuro sustentável", afirmou Marcelo Knobel, reitor da Unicamp.

O investimento da BYD é uma contrapartida do PADIS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores e Displays, do governo federal), programa no qual a companhia está inscrita. O aporte será feito anualmente e de forma gradual, sempre em função do faturamento em Pesquisa e Desenvolvimento. Em 2017 e 2018, o percentual é de 4% e em 2019 e 2020 chega a 5% do faturamento líquido no mercado interno. "A BYD é uma empresa de alta tecnologia e nossa intenção é trazer o melhor da tecnologia mundial para o país, gerando sempre mais inovação", complementa o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li.

Comunidade Interna