Reitoria apresenta Diretoria Executiva da Área da Saúde

Autoria
Edição de imagem

 

Diretores da área da saúde da Unicamp se reúnem na Reitoria
Diretores da área da saúde da Unicamp se reúnem na Reitoria

O reitor da Unicamp, professor Marcelo Knobel, apresentou oficialmente a diretores da área da saúde da instituição, na manhã desta segunda-feira (12), a recém-criada Diretoria Executiva da Área da Saúde (Deas), que terá como objetivo melhorar a assistência hospitalar e facilitar a interação com o ensino e a pesquisa da área da saúde da Universidade. O encontro aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Reitor. A nova diretoria ficará ligada à Reitoria.

Marcelo Knobel comentou que uma questão prioritária é a busca de repasse de recursos da Secretaria de Saúde para a Unicamp. Ele também disse que o órgão deverá agregar todas as demandas da área da saúde e buscar agenda política com o município, com o Estado e com o governo federal. "A ideia é avançarmos no financiamento e na organização do sistema. Mas, para isso, tudo será estudado muito cuidadosamente. Sabemos que o histórico da saúde está difícil no nosso país nesse momento. Por isso mesmo devemos perseguir soluções e trabalhar estrategicamente.”

Ele contou que, além da nova diretoria – a Deas –, outros quatro órgãos terão status de pró-reitoria. São eles a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi), a Diretoria Executiva de Ensino Pré-Universitário (Deepu), a Vice-Reitoria Executiva de Administração (Vrea) e a Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri).

Manoel Bértolo, diretor da Deas
Manoel Bértolo, diretor da Deas

O reumatologista Manoel Bértolo, o novo responsável pela Deas, comentou que agora a Diretoria Executiva da Área da Saúde deve montar um grupo. A expectativa é que a Reitoria trabalhe de maneira mais próxima de todas as unidades envolvidas, que a nova diretoria facilite o seu acesso e acelere resoluções. "O deficit na área da saúde deverá ser melhor dimensionado. Já estão agendadas reuniões com a Diretoria Regional de Saúde e com a Secretaria Municipal de Saúde, para apresentar propostas de financiamento. Vamos formar a diretoria e ter um conselho com representantes de todas as áreas da saúde”, revelou.

A coordenadora geral da Universidade, professora Teresa Dib Zambom Atvars, salientou que a criação de uma comissão especializada ajuda a tomar decisões qualificadas em assuntos estratégicos como esse, para obter soluções adequadas. “Não dá para organizar a Universidade de um modo não qualificado. É preciso buscar recursos humanos que tenham experiência e conhecimento no assunto.”

Também competirá à Deas realizar estudos e projetos prospectivos para a definição do plano diretor da área da saúde numa perspectiva de longo prazo; assessorar a administração central em assuntos relacionados às plantas físicas da área hospitalar e de assistência; e representar a Unicamp em discussões que envolvam os assuntos da área, entre outras designações.

Participaram da reunião, além do reitor e da coordenadora geral, os docentes João Batista de Miranda, superintendente do Hospital de Clínicas (HC); José Roberto Matos, coordenador de administração do HC; Joaquim Bustorff, chefe de Gabinete; Ivan Toro, diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM); Manoel Bértolo, diretor da Deas; Margareth Castro, coordenadora do Hemocentro; Maria Isabel Pedreira de Freitas, diretora da Faculdade de Enfermagem (FENf); Julia Shinzato, representante do Hospital da Mulher - Caism; Patrícia Leme, coordenadora do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom); e Pablo Vargas, diretor interino da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri).

 

 

Marcelo Knobel, reitor da Unicamp
​​​​​​​Teresa Dib Zambom Atvars, coordenadora geral da Universidade
Imagem de capa
Diretores da área da saúde da Unicamp se reúnem na Reitoria

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa