Mia Couto participa hoje de painel sobre literatura e biologia, com transmissão ao vivo

Autoria

O escritor moçambicano Mia Couto participará da programação de 50 anos do Instituto de Biologia (IB). O painel "Literatura e Biologia com Mia Couto" ocorrerá no dia 19 de junho, a partir das 14 horas, no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). O evento será mostrado ao vivo, no Canal 2 da TV Unicamp.

Veja chamada do evento produzida pela Assessoria de Relações Públicas e Imprensa da FCM

Vencedor do Prêmio Camões de 2013 e do Prêmio Neustadt de 2014, Mia Couto ganhou projeção na literatura internacional com a publicação de Terra Sonâmbula em 1992. Esse livro foi considerado um dos dez melhores romances africanos do século XX por um júri criado pela Feira do Livro do Zimbábue de 1995, e faz parte da lista de livros obrigatórios para o Vestibular da Unicamp. O último livro publicado por Mia Couto foi Sombras da Água, lançado em 2016 no Brasil pela Cia. das Letras.

Mia Couto na Unicamp
Mia Couto durante o Congresso de Leitura do Brasil em 2007 na Unicamp

Biólogo de formação e jornalista, Mia Couto trabalhou após o fim da Guerra de Libertação Nacional como repórter da Agência de Informação de Moçambique e de outros veículos, atuando no jornalismo até meados da década de 80. Formou-se em 1985 no curso de biologia da Universidade de Eduardo Mondlane, sendo atualmente professor da área de ecologia desta instituição. Mia Couto também é diretor de uma empresa especializada em avaliações de impacto ambiental na África.

A programação da palestra de Mia Couto terá início às 13h30 com uma intervenção cênica a cargo do Programa Aluno-Artista (Projeto 'Carcaças ou Corpos Nômades’) e também contará com uma apresentação do Apresentação Coral Zíper na Boca às 15h30, seguida de sessão de autógrafos. A Editora Unicamp promoverá a venda de livros do autor durante o evento. O auditório da FCM está localizado na Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, no campus da Unicamp de Barão Geraldo.

Mia Couto no Congresso de Leitura do Brasil em 2007 na Unicamp