Como publicar nos periódicos da Nature será tema de workshop na Unicamp

Faz parte de um projeto de tese a etapa da publicação de artigos científicos. Em geral, o autor busca revistas de alto fator de impacto e em geral em periódicos de circulação internacional. Passam pela seleção revistas de temática específica à sua abordagem, entre outros fatores. São várias as etapas, mas uma delas envolve como publicar em revistas renomadas como a Nature, publicada pela primeira vez em 1869.

Essa resposta será tema do Workshop How to Publish with Nature Journals?, que acontece no auditório do Instituto de Economia (IE) da Unicamp no próximo dia 19, das 14h30 às 16 horas. Representando a Nature Communications, a parasitologista Ripudaman K. Bains abordará o processo editorial das revistas Nature e dará dicas de como fazer publicação de artigos. O workshop é organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e pela Springer Nature.

Ripudaman trabalhou anteriormente na revista Genome Biology. Fez doutorado na University College London em diversidade genética humana na África Subsaariana. Seu mestrado foi em parasitologia médica pela London School of Hygiene & Tropical Medicine, passando pelo Philippine Research Institute for Tropical Medicine, onde realizou pesquisas sobre epidemiologia da malária na ilha de Palawan. Atualmente, é responsável pelo conteúdo da Nature nas áreas de Microbiologia & Imunologia.

O evento será ministrado totalmente em inglês, não havendo tradução simultânea. É gratuito e interessa principalmente a docentes e a pesquisadores. A capacidade do auditório do IE é para 150 pessoas. As revistas Nature têm natureza semanal, multidisciplinar e publicam as pesquisas de maior qualidade, influência e impacto excepcional. Seu fator de impacto é 29.27.

Capas da revista Nature

Montagem com capas da revista Nature