Unicamp participa da I Semana Nacional de Arquivos

Autoria
Edição de imagem

O Arquivo Central do Sistema de Arquivos (Siarq), o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE), o Centro de Memória, o Arquivo Edgard Leuenroth e o Centro de Documentação Cultural “Alexandre Eulalio” (Cedae), todos da Unicamp, participarão, entre 5 e 10 de junho, da I Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Arquivo Nacional, Fundação Casa de Rui Barbosa e Ministério da Cultura. Durante a semana, instituições arquivísticas e centros de memória e documentação de todo país estarão abertos para a cultura e divulgação dos seus trabalhos desenvolvidos, com o objetivo de ampliar a visibilidade dos arquivos e a sua inserção na sociedade.

Três atividades estão previstas para ocorrer na Unicamp organizadas pelo Siarq. No dia 6 de junho, Sílvia Fernanda de Mendonça Figueirôa, docente da Faculdade de Educação (FE), fala sobre "Arquivos, história da ciência e da tecnologia" na  ala de treinamentos da Biblioteca da Área de Engenharia e Arquitetura (BAE), das 14  às 16 horas. Nesse dia, também haverá a exposição “Os primeiros cientistas da Unicamp”, que poderá ser visitada até o dia 9 de junho, das 7h30 às 22h45, no primeiro andar da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL). Além disso, está programado o seminário "Arquivos, cidadania e interculturalismo", previsto para o dia 9 de junho, no auditório do Arquivo Público em São Paulo, das 14 às 18 horas, cujo objetivo é difundir para a sociedade a importância estratégica da organização e da preservação dos arquivos. Tem como público-alvo profissionais da área de arquivos, usuários frequentes dos arquivos e público em geral.

Dentro da programação do CLE, no primeiro dia de junho, haverá a exposição "Pensadores da ciência", que vai até 9 de junho, e uma palestra sobre "Arquivo em história das ciências: pesquisa e arranjo documental", com a presença da historiadora responsável Eliane Morelli Abrahão. Acontece dia 9, das 10 às 12 horas, no auditório do CLE (Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251).

O Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), apresentará duas exposições: Poesias de Cordel (Realização: AEL/IFCH) e Deu Samba no Cordel (Realização: Cedae/IEL), de 5 a 10 de junho. No dia 5, será promovida uma Tarde do Conhecimento no AEL, às 14 horas, com Humberto Innarelli (AEL), Silvia Modena (AEL) e Roberta Botelho (Cedae). Nos dia 6 e 7, realiza-se uma oficina aberta de "Introdução à conservação e preservação de fotografias" com Marli Marcondes (CMU) e Castorina Madureira (AEL). O evento será das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, no CMU. No dia 8, às 15 horas, acontece no AEL o Sarau Literário com recital de Cordel, poesia e comidas típicas com o Portal do Poeta Brasileiro. No dia 9, às 15h30, acontece uma confraternização entre os arquivos da Universidade para o encerramento da 1ª Semana Nacional de Arquivos. Acompanhe as atividades do AEL

O Cedae também participa da 1ª Semana Nacional de Arquivos. Entre 5 e 10 de junho abre os arquivos para a cultura, dando visibilidade ao patrimônio documental do país. O Cedae participará do evento, em parceria com o AEL e CMU, com a exposição “Deu Samba no Cordel” e com uma roda de conversa sobre fontes de pesquisa.

O CMU organizou, para a ocasião, a exposição Conheça o Centro de Memória Unicamp de 5 a 20 de junho, das 8 às 22h30 no saguão da Biblioteca Central 'Cesar Lattes' (BCCL). A entrada é franca. A BCCL fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária. 

Nos dias 6 e 7 de junho será oferecida pelo CMU uma oficina gratuita no Laboratório de Conservação e Restauro do Centro de Memória, ministrada pela responsável pelo setor, Marli Marcondes, em conjunto com Castorina de Camargo, do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL). São 15 vagas voltadas a profissionais que atuam na área da documentação, como arquivistas, bibliotecários, museólogos, conservadores e interessados em geral, que irão aprender ações e práticas de conservação e preservação de conjuntos fotográficos. Cada participante deve trazer uma fotografia antiga para utilizar nas atividades, que foram organizadas nas seguintes etapas: diagnóstico e análise dos processos de deterioração, com identificação do processo fotográfico que deu origem à imagem; aplicação de tratamentos específicos para cada fotografia trazida, visando retardar a degradação em curso; e confecção de embalagens para o correto acondicionamento dos documentos fotográficos tratados. O encerramento da oficina ainda prevê uma visita orientada ao Arquivo Edgar Leuenroth, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, cujo acervo está voltado à história social, política e cultural, em especial à memória dos movimentos sociais.

Lançamento do novo site do CMU - Integrando a programação da 1ª Semana Nacional de Arquivos, o Centro de Memória coloca no ar, a partir do dia 5 de junho, seu novo website, que além de apresentar um layout moderno e intuitivo, traz também novas ferramentas e novos conteúdos para o usuário. Em parceria pioneira com o Google Cultural Institute, o CMU é a primeira instituição da cidade de Campinas a lançar um canal exclusivo para exposições virtuais, que oferece ao usuário a possibilidade de conhecer melhor o acervo do Centro sem sair de casa, utilizando ferramentas que permitem observar detalhes dos documentos e imagens expostas. Outra novidade do site que será lançado é o Guia online do acervo, que foi desenvolvido visando facilitar a pesquisa sobre os diversos conjuntos documentais do CMU pela Internet. Além disso, foi desenvolvido um informativo por e-mail para manter os usuários sempre atualizados a respeito das ações e iniciativas do Centro.

Semana - 
A Semana de Museus é uma das ações do Plano Setorial de Arquivos (2016-2026), aprovado em 2016 pelo Conselho Nacional de Política Cultural. A data escolhida para a realização do evento é a semana em que é celebrado o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho. A data foi instituída pela Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos, realizada em Québec, Canadá, em novembro de 2007.  

Confira alguns eventos da Semana
Palestra
: "Arquivos, história da ciência e da tecnologia"
Professora Silvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Data: 6 de junho de 2017 – terça-feira
Horário: 14  às 16 horas
Resumo - Pretende abordar questões relativas a memória e história da ciência e da tecnologia, bem como a necessidade de implementação de políticas e de ações de preservação, tratamento e disposição ao acesso de documentos arquivísticos produzidos nos ambientes de pesquisa das universidades. Apresentará iniciativas de preservação e construção de memórias desenvolvidas pela Universidade Estadual de Campinas, no âmbito do Sistema de Arquivos e de grupos de trabalho formalmente constituídos com esta finalidade. 
Local: Unicamp: Sala de treinamentos da Biblioteca da Área de Engenharia e Arquitetura (BAE) – Prédio da Biblioteca Central Cesar Lattes - 2º andar - Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Campinas/SP

Exposição: “Os primeiros cientistas da Unicamp”
Data: 6 a 9 de junho de 2017 - terça a sexta-feira
Horário: 7h30 às 22h45
Resumo:
A exposição apresenta os primeiros professores que atuaram na estruturação da Unicamp: unidades, departamentos, laboratórios, bem como no desenvolvimento dos cursos e da produção científica e tecnológica, em várias áreas do conhecimento. É formada por painéis com biografias e vitrines com itens documentais do Arquivo Permanente da Unicamp, e por exposição digital com um panorama geral da trajetória da universidade em seus 50 anos. É parte do projeto de construção da memória das ciências e da tecnologia, desenvolvido pelo Sistema de Arquivos.
Local: Unicamp - Biblioteca Central Cesar Lattes - 1 andar (Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Campinas/SP

Exposição: Conheça o Centro de Memória Unicamp
Data: 5 a 20 de junho, das 8 às 22h30
Local: Saguão da Biblioteca Central 'Cesar Lattes' (BCCL).
A BCCL fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421, Cidade Universitária
O que ver: Formado por conjuntos de documentos dos mais variados gêneros (audiovisual, iconográfico, sonoro, textual e tridimensional), o CMU possui arquivos pessoais e institucionais, públicos e privados, que abrangem um período histórico que vai do final do século XVIII até a atualidade. Além de disponibilizar este acervo documental de expressivo potencial para pesquisa e produção de conhecimento nas mais diferentes áreas, o Centro de Memória também desenvolve diversas ações de extensão e de difusão, seja por meio da realização de pesquisas e da publicação de livros e periódicos, ou através da realização de oficinas, cursos e eventos de natureza cultural e acadêmica.

Eventos: abertura das exposições "Poesias de Cordel" (AEL/IFCH), "
Deu Samba no Cordel" (Cedae/IEL) e bate papo apresentando as temáticas e suas fontes de pesquisa com  Humberto Innarelli, Silvia Modena (AEL) e Roberta Botelho (Cedae)
Data: 5 de junho, 14 horas
Local: Arquivo Edgard Leuenrouth

Evento: Oficina de Introdução à conservação e preservação de fotografias com Marli Marcondes (CMU) e Castorina Madureira (AEL)
Data: 
6 e 7 de junho
Local: Centro de Memória Unicamp
Horário: 9 às 12 e 13h30 às 17 horas

Evento: Sarau Literário com recital, poesia e comidas típicas de Cordel com o Portal do Poeta Brasileiro
Data:
8 de junho
Local: Arquivo Edgard Leuenrouth
Horário: 15 horas

Evento: Confraternização entre os arquivos da Universidade para o encerramento da 1ª Semana Nacional de Arquivos com um "coffe break"
Data
9 de junho
Local
Local: Arquivo Edgard Leuenrouth
Horário: 15:30

Seminário: "Arquivos, cidadania e interculturalismo".
Data: 9 de junho de 2017 - sexta-feira
Horário: 14 às 18 horas
Objetivo: difundir para toda sociedade a importância estratégica de organização e preservação dos arquivos. Público Alvo: Profissionais da área de arquivos; usuários frequentes dos arquivos e público em geral;
Promoção: Arquivo Público do Estado (Secretaria de Governo), Arquivo Histórico Municipal de São Paulo – AHMSP, Instituto de Estudos Brasileiros – IEB, Centro de Documentação e Memória da Unesp – Cedem, Arquivo da Câmara Municipal de São Paulo, Arquivo da Assembléia Legislativa de São Paulo – Alesp, Arquivo Geral da USP (Sausp) e Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp (Siarq-Unicamp).
Local: Auditório do Arquivo Público - Rua Voluntários da Pátria, 596 – Santana – São Paulo/SP
Programa e Inscrição:

Exposição dos Arquivos Históricos do Centro de Lógica (CLEArq)
- Pensadores da Ciência
Dia: 1 a 9 de junho
Horário: 10 horas

Palestra: "Arquivo em História das Ciências: pesquisa e arranjo documental"
Professora Eliane Morelli Abrahão
Dia: 9 de junho
Horário: das 10 às 12 horas
Local: Auditório do CLE (Rua Sérgio Buarque de Holanda, 251)
Total de vagas: 25
A participação na palestra está condicionada à inscrição prévia.

Objetivo dos eventos do CLE: abrir os arquivos para a sociedade e divulgar os conjuntos documentais que abordam o desenvolvimento da ciência e do pensamento filosófico e político brasileiro. O acervo do CLEArq é voltado à preservação da memória científica nacional.

Veja a programação completa da I Semana Nacional de Arquivos na página oficial do evento.

Imagem de capa
Arquivos são mostrados durante Semana Nacional (Acervo Arquivo Central e CLEArq)

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa