I Seminário da Rades discute desafios do ensino superior

No dia 9 de maio foi realizado o I Seminário da Rades, no salão nobre da Faculdade de Engenharia Química da Unicamp, com cerca de 135 participantes. A Rades – Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior – foi criada em 2016 para atuar como um espaço de troca de experiências, discussão de temas e de pesquisas relacionadas com a docência no ensino superior. A Unicamp participa desde a sua fundação através da participação do (EA)2 - Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, liderando o processo juntamente com o Cenepp (Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas), da Unesp. A Rades congrega representantes institucionais das universidades públicas paulistas – estaduais e federais –, além de pesquisadores e professores que tenham interesse pela área da pedagogia universitária.

A
pós a abertura, no período da manhã, houve a palestra sobre “Desafios na docência no ensino superior”, pela professora Maria Isabel da Cunha, da Unisinos, uma das mais importantes pesquisadoras da área. Na sua fala, a professora apresentou um histórico da área, apontando para a necessidade de embasamento teórico para as práticas docentes desenvolvidas no ensino superior. Além disso, apresentou um quadro sobre a área da pesquisa sobre a docência no ensino superior, ainda incipiente no nosso país, mas muito avançada em universidades americanas e europeias. No mesmo sentido, relata que, na sua maioria, os grandes centros universitários do mundo vêm criando políticas que garantam as condições para o aprimoramento profissional dos docentes universitários. Após a exposição da professora Maria Isabel, seguiram-se debates até o final do período.

À
 tarde, foi realizada a mesa sobre “Políticas de apoio à pedagogia universitária”, onde representantes de universidades públicas paulistas relataram o trabalho desenvolvido em suas respectivas instituições. Participaram a professora Sylvia Batista (diretora na Unifesp-Baixada Santista), professora Gladys Massini-Cagliari (pró-reitora de graduação da Unesp), e os professores José Alves de Freitas Neto e Sérgio Leite, respectivamente primeiro e segundo coordenador-geral do (EA)2.

O Seminário foi encerrado com uma mesa sobre a “Rades – perspectivas de trabalho”, com a professora Mara Regina Leme De Sordi, coordenadora da Rades até a presente data e pela professora Alessandra de Andrade Lopes, coordenadora do Cenepp da Rades a partir desta data. Foi aprovado um plano de trabalho para o biênio 2017-2018, sendo que o II Seminário está previsto para o mês de dezembro deste ano, na Unesp.

I Seminário da Rades aconteceu na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp
À esquerda, Sérgio Leite, coordenador-geral do (EA)2 e palestrantes de uma das mesas do I Seminário da Rades
I Seminário da Rades aconteceu na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp

Comunidade Interna