Morre o professor de linguística aplicada John R. Schmitz

O professor John Robert Schmitz

Faleceu ontem (27) em São Paulo o professor titular do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp John Robert Schmitz, aos 81 anos. Ele era casado com Maria Lucia de Oliveira Schmitz e deixa quatro filhos. O velório ocorrerá hoje (28) das 20 horas à meia-noite no Cemitério Getsêmani, em SP,  sendo retomado amanhã (29), às 9 horas. O sepultamento será amanhã, às 11 horas, no mesmo cemitério (localizado na Praça da Ressurreição, 1, no Morumbi).

Nascido em Manhatan, em Nova Iorque, John veio para o Brasil na década de 1960 estudar o escritor Euclides da Cunha e acabou se estabelecendo no país. O docente pertencia ao Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp. Sua experiência era na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística (estrangeirismos, lexicografia, língua portuguesa, voz passiva e lexicologia).

Graduou-se em Letras pelo Brooklyn College Of The City University Of New York (1957). Fez mestrado em Letras e Linguística pela Columbia University (1961) e doutorado em Letras e Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975). Participou de um pós-doutorado na State University Of New York At Oswego, SUNY/OSWEGO, Estados Unidos.

Dirigiu o IEL na década de 1990. Publicou 94 artigos científicos. Foi autor do Dicionário de Epônimos e Topônimos da Língua Portuguesa em 2014. Com Almeida Filho, publicou o Glossário de Lingüística Aplicada: Inglês-Português/Português-Inglês em 1998, editado pela Pontes. Publicou ainda 21 capítulos de livros. Deu contribuição a divulgações na mídia através de resenhas e entrevistas, entre elas abordando língua pasteurizada, dinâmica do português falado e para que servem os dicionários, entre outros. Leia uma entrevista de John no jornal Folha de São Paulo.