Tenor do Instituto de Artes vence XV Concurso Maria Callas

O tenor Ramon Mundin em primeiro plano e orquestra

O tenor Ramon Mundin, aluno da Licenciatura em Música do Instituto de Artes (IA), foi o vencedor do XV Concurso Maria Callas no dia 9 de abril. Ele apresentou uma das óperas da programação Unicamp Ano 50 – a obra La Traviata, de Giuseppe Verdi. Fez Gastone de Letoriéres. O concurso teve três fases e ocorreu no Theatro São Pedro, em São Paulo, e no EducaMais Jacareí (Sala Ariano Suassuna), em Jacareí, SP. Participaram do concurso cantores brasileiros e latino-americanos com idade até 40 anos. Ouça trecho da final do concurso na voz de Ramon.

Além de importância em dinheiro, o estudante também foi contemplado com uma bolsa de estudos para competir no Sarzana Ópera Festival, na Itália. Ele embarca no dia 27 de junho e retorna ao Brasil no mês de agosto. Paralelamente à competição, o jovem, de 21 anos, terá a oportunidade de ter aulas com grandes nomes da música mundial na área de canto lírico.

Segundo Ramon, o mais difícil desafio, a seu ver, foi ter que cantar diante de uma banca examinadora e ter que competir com mais de 100 concorrentes. “O evento Unicamp Ano 50 colaborou muito para esse resultado, pois foi naquela apresentação que me expus ao público pela primeira vez. Além disso, essa foi a minha primeira bolsa de estudos e esse também foi o meu primeiro concurso.”

Aluno do professor IA Angelo Fernandes, Ramon, que é de Ribeirão Preto, compõe o corpo de tenores do Ópera Studio do Instituto de Artes e dos Tenores in Concert, formado por músicos também da Unicamp.

O tenor recebeu uma bolsa de estudos para a Itália

Iniciativa
O Concurso Maria Callas foi criado em 1993 pelo tenor Paulo Abrão Esper e pela pianista Maria Rasetti, com a finalidade de abrir um novo espaço aos jovens cantores brasileiros. Realizado bienalmente desde então, o concurso vem crescendo a cada nova edição e revelando aos teatros brasileiros, e ao público, uma nova geração de jovens cantores que certamente farão a história da ópera deste novo século.

O tenor Ramon Mundin em primeiro plano e orquestra