Knobel assina ato extinguindo dupla matrícula

O reitor Marcelo Knobel assinou no início da tarde desta quinta-feira (20) os dois primeiros atos administrativos da sua gestão à frente da Unicamp. O primeiro extinguiu o acúmulo de cargos e a consequente dupla matrícula na Administração Superior da Universidade, compromisso assumido durante a campanha para a Reitoria. A medida atinge nove funções. O segundo ato cessou o pagamento de gratificação de representação para dez cargos também da Administração Superior. “São iniciativas concretas, que simbolizam o esforço que a Universidade terá que fazer para equacionar as suas dificuldades orçamentárias”, afirmou Knobel.

De acordo com o reitor, a extinção da dupla matrícula não precisará ser aprovada por quaisquer instâncias colegiadas. “Nós fizemos uma consulta à Procuradoria Geral (PG) da Unicamp, que nos orientou a cancelar a dupla matrícula por ato administrativo, visto que ela foi criada através do mesmo instrumento”, esclareceu Knobel. O dirigente classificou as duas medidas como importantes no contexto das dificuldades orçamentárias enfrentadas atualmente pela Universidade.

Segundo ele, a instituição vive um momento de reorganização na forma como os gastos devem ser feitos. “Queremos dar cada vez mais transparência às decisões que tomarmos, inclusive em relação às finanças da Universidade, com o propósito de otimizar os recursos obtidos por meio dos impostos pagos pela sociedade”, pontuou. A coordenadora-geral da Unicamp, Teresa Atvars, observou que os dois atos administrativos não trazem qualquer prejuízo às atividades fins da Universidade.

“A redução de gastos é, neste momento, indispensável ao equilíbrio das contas da Unicamp. As duas medidas representam um exemplo da Administração Superior nesse sentido”, disse a coordenadora-geral. Acompanharam a assinatura dos atos administrativos o chefe de gabinete da Reitoria, Joaquim Bustorff; a chefe adjunta de gabinete, Shirlei Pimentel; e a pró-reitora de Graduação, Eliana Amaral.

Reitor Marcelo Knobel durante assinatura dos atos administrativos
Segundo o retor, medidas vão no sentido de ajudar a equacionar os gastos da Universidade
Reitor Marcelo Knobel assina atos que promovem cortes de gastos

Uallace Moreira Lima reafirmou o compromisso do atual governo em apoiar ações e projetos responsáveis por contribuir para o crescimento econômico e sustentável do país