Revista Unicamp Pesquisa lança terceiro número

Equipe da pró-reitoria posa para foto com a revista em mãos
Revista Unicamp Pesquisa está na terceira edição

Com ênfase no trabalho realizado por importantes grupos de estudos sediados pela Unicamp, mas trazendo também áreas ainda não contempladas e pesquisas de jovens docentes, foi lançada na manhã desta segunda-feira (27) a terceira edição da revista Unicamp Pesquisa, publicação da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). Com tiragem de dois mil exemplares e versão online, inclusive em inglês, a revista veicula vinte reportagens, além de um perfil da professora Sonia Bergamasco, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp.

[Assista matéria produzida pela TV Unicamp]

O lançamento foi na sala do Conselho Universitário (Consu) e reuniu autores de pesquisas abordadas, funcionários, alunos, docentes e gestores. Na mesa diretora, a pró-reitora de Pesquisa, Gláucia Maria Pastore, ressaltou a importância da revista para levar ao público, em linguagem acessível, o que a universidade produz nas várias áreas do conhecimento. Ela descreveu um pouco os processos de trabalho e destacou o trabalho da jornalista responsável pela publicação, Mariana Aranha. Pastore assina o editorial da revista que tem a edição dedicada à melhoria da qualidade de vida.

O coordenador geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, afirmou na cerimônia que a revista tem o importante papel de divulgar ciência, o que é de extrema importância para a população. O reitor José Tadeu Jorge reiterou: “trata-se de uma revista de divulgação para o público que merece saber mais sobre o que nós fazemos na Universidade”.

Reitor José Tadeu Jorge ao centro da mesa folheia a revista ao lado dos professores Alvaro Crósta e Gláucia Pastore
Tadeu Jorge ao lado do coordenador geral Alvaro Crósta e da pró-reitora Gláucia Pastore

Tadeu Jorge ainda comentou que a publicação procura mostrar a abrangência de assuntos que a Unicamp trabalha. Ele destacou desde a primeira reportagem, sobre a prática circense no currículo das escolas, até uma matéria sobre a redução de sal em salsichas, além da homenagem a professora Sonia Bergamasco, sendo a primeira mulher retratada na seção que traz um perfil dos pesquisadores e docentes da Unicamp.

Homenagem e denúncia
O lançamento da revista também acolheu uma homenagem à professora da Feagri. Uma aluna leu um poema, dedicado a docente, a quem também foi entregue um buquê de flores. Bergamasco agradeceu a homenagem mas destacou que os pesquisadores da área estão apreensivos e denunciando cortes de recursos para o Censo Agropecuário previsto para acontecer este ano.

De acordo com a docente, com os cortes o governo federal excluiu a agricultura familiar da pesquisa, ou seja, vai deixar de colher dados sobre a agricultura familiar. “O que está sendo denunciado por pesquisadores dessa área é que o corte caiu exatamente em cima das questões sobre a agricultura familiar. Isso vai impedir que pesquisadores futuros façam as suas pesquisas, vai impedir que nós mesmos façamos comparações com o que havia anteriormente”. A docente afirmou que 70% dos produtos de alimentação provenientes do campo, no Brasil, vêm da agricultura familiar.

A homenageada Sonia Bergamasco na plateia
A revista presta uma homenagem à docente Sonia Bergamasco em sua seção de perfil

Serviço

A revista Unicamp Pesquisa fica disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP). Por enquanto é possível acessar os dois primeiros números aqui. A terceira edição estará disponível nos próximos dias.