UniversIDADE recebe antigos e novos alunos na abertura do ano letivo

senhoras e senhores de idade assistem palestra em auditório sentados. Alguns riem, outros batem palmas outros conversam.

O programa UniversIDADE recebeu na manhã desta segunda-feira (13) os estudantes para o primeiro semestre de 2017. A cerimônia lotou o centro de convenções da Unicamp com novos e antigos alunos e contou com a presença do reitor José Tadeu Jorge, do coordenador-geral da Universidade, Alvaro Penteado Crósta, do pró-reitor de desenvolvimento universitário, Leonardo Palermo Jr, do vereador e presidente da comissão do idoso da Prefeitura Municipal de Campinas, Rubens Gas, além da coordenadora executiva do UniversIDADE, Alice Helena de Danielli.

Criado em 2015, o Programa tem como objetivo oferecer atividades de extensão gratuitas a pessoas com mais de 50 anos de idade, visando melhoras na qualidade de vida e saúde mental e física. “O objetivo do programa é trazer a comunidade para dentro da universidade de forma a acolher essas pessoas. É promover estímulos, saúde e qualidade de vida. Esse desenvolvimento social que acontece aqui dentro tem mudado muito a vida das pessoas”, afirmou Alice Helena Danielli. “Posso dizer que nesses três anos tivemos total apoio da reitoria da Unicamp para construção desse projeto”, enfatizou.

Mulher em pé no palco com microfone na mão, fala, sorri e gesticula.
Alice Helena Danielli dá boas-vindas aos estudantes

O reitor, por sua vez, destacou a importância do programa para a Universidade e a sociedade como um todo. “Ele emblematicamente caracteriza a relação da Universidade com o conjunto integral da sociedade brasileira”. Tadeu Jorge enalteceu o programa com espaço de ensino, troca e convivência que se comunica com cada um de nós. “A Unicamp ganhou muito com a existência do UniversIDADE”.

Outro ponto destacado pelo reitor foi o envolvimento da comunidade interna da Unicamp no projeto. Segundo ele, nunca na história da Universidade houve uma atividade em que as pessoas se envolvessem tão massivamente de maneira voluntária. Neste semestre, serão 127 atividades oferecidas a mais de 800 alunos.

mesa de abertura do evento composta por cinco pessoas, quatro homens e uma mulher, sentados um ao lado do outro. No centro o reitor da Universidade tem o microfone na mão e fala com o público.
Da esquerda para direita:Leonardo Palermo Jr, Alvaro Penteado Crósta, José Tadeu Jorge, Alice Helena de Danielli e Rubens Gas

Dentre esses voluntários, estão o padre Norberto Tortorelo Bonfim e o pastor João Sílvio Rocha, capelães do Hospital de Clinicas da Unicamp (HC), que desde o início do programa oferecem o curso Espiritualidade e religião, dentro do bloco saúde mental e física. “Na oficina, esclarecemos o que seja espiritualidade e como ela pode ajudar a qualidade de vida na terceira idade, dando sentido a pratica de valores espirituais e éticos, que transpõem qualquer religião”, explica padre Norberto. Devido a grande demanda de questões provocadas pelos alunos, o curso teve sua carga horária aumentada a cada edição. Neste semestre, serão cindo encontros, de duas horas cada, que buscarão oferecer uma visão conceitual sobre os grandes blocos religiosos, além de atender temas delicados trazidos pelos alunos como a solidão e o final de vida.

Homem no centro da imagem bem próximo a câmera tem o cabelo curto e grisalho, usa óculos e veste uma camisa azul claro
Padre Norberto Tortorelo Bonfim explica que a espiritualidade transcende as religiões

José Claudio Mendes, que também está no UniversIDADE desde a primeira edição, mas como aluno, resume: “Eu vim, me inscrevi, fiz o curso e não quero sair mais”. Mendes participou de diversas oficinas incluindo memória, química, física, alimentação e atividade funcional. Entre os cursos que mais o marcaram, ele cita Paixão, amor e sexo na melhor idade e Um olhar mais de perto sobre os remédios. Segundo ele, foi em uma oficina no HC que conheceu o Estatuto do Idoso, o que acabou levando-o para Conselho Municipal do Idoso, onde foi eleito conselheiro e milita pelos direitos do grupo. “Quero levar mais colegas para que a gente realmente mude a mentalidade dos políticos que gerem o município e chegue até o idoso tudo aquilo que está postulado no estatuto”, afirma.

Em primeiro plano, no centro da foto, um homem de camiseta vermelha do programa UniversIDADE, tem os cabelos e a barba branca bem cortados, tem um copinho de café descartável na mão e fala. Atrás dele um carro cinza e um gramado
José Claudio Mendes tornou-se divulgador do Programa e militante pelos direitos do idoso

A cerimônia contou ainda com o depoimento de Nadir Aparecida Gomes Camacho, funcionária da Pós-Graduação da Faculdade de Educação, que acaba de ganhar a Corrida de São Silvestre na categoria entre 60 e 64 anos. Com depoimento inspirador, a pedagoga e atleta falou da importância da perseverança e da harmonia entre corpo e mente.

Ouça a entrevista sobre o Programa UniversIDADE concedida por Alice Helena Danielli à Rádio Senado:

Muitas pessoas, em sua maioria idosas, fazem inscrição para palestra.
três senhoras idosas sentadas. A do meio se abana com  um leque.
Auditório do Centro de Convenções lotado
mulher de cabelos curtos no centro da foto com microfone na mão fala com o público do auditório
três senhoras idosas sentadas. A do meio se abana com  um leque.