Agora cidadão, Tadeu Jorge planeja continuar ajudando Limeira

Em solenidade realizada no início da noite de segunda-feira, dia 13, o reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, recebeu oficialmente o título de Cidadão Limeirense. A concessão foi proposta pelo vereador Wagner Barbosa (PSB) e aprovada no início do mês de março. A entrega ocorreu durante sessão da Câmara Municipal de Limeira e durou pouco mais de uma hora. Tadeu relembrou que ainda teria 37 dias como reitor da Unicamp e que, a partir do trigésimo oitavo dia, já fora do cargo, será o primeiro a reivindicar a expansão da Universidade em Limeira. A implantação da Faculdade de Ciências Aplicadas, a FCA, em Limeira, que começou a funcionar com oito cursos, em 2009, foi a principal razão do reconhecimento dos vereadores na cidade onde a Unicamp tem ainda a Faculdade de Tecnologia (FT) e o Colégio Técnico de Limeira, o Cotil.

Tadeu Jorge retornou aos anos 70, quando ainda era estudante da Unicamp, para falar de sua relação com Limeira. Relembrou as aulas que frequentou em s disciplinas no Curso Básico, que eram em Campinas e também frequentadas por alunos da Faculdade de Engenharia Civil, que ficava em Limeira. "Certamente nasceram ali várias amizades", destacou. O curso foi transferido para Campinas nos anos 80.  O atual reitor disse que as suas ações como gestor começaram no período 87-91, quando foi diretor da Faculdade de Engenharia Agrícola, que se seguiram à chefia de gabinete na Reitoria  e pró-reitor de Desenvolvimento Universitário.

Tadeu Jorge fez questão de dividir os méritos pelo título que a cidade de Limeira lhe concedeu. Começou por agradecer os membros do Grupo de Trabalho, o professor Edgard De Decca, falecido recentemente; o professor Mauro Terezo, que dirigiu a FCA em seus momentos mais difíceis, assim como os diretores das unidades da Unicamp em Limeira. Destacou o professor Paulo Sérgio Saran, diretor há 14 anos do Cotil e grande apoiador. Fez um agradecimento especial ao vereador Wagner Barbosa, que apresentou a proposta para o título de Cidadão Limeirense, que, segundo Tadeu Jorge, "foi um lutador para que a Unicamp tivesse um novo campus na cidade". Wagner, o vice-prefeito de Limeira, Júlio César Pereira dos Santos e o presidente da Câmara, José Roberto Bernardo, também falaram na solenidade, que terminou com uma foto do homenageado e os vereadores presentes.

Reitor Tadeu Jorge recebe título de vereador Wagner Barbosa, autor da proposta e  José Roberto Bernardo, presidente da Câmra
Tadeu Jorge agradece título de Cidadão Limeirense