Grupo Circus realiza atividades sobre segurança e intercâmbio em arte circense

Autoria
Edição de imagem

O Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses (Circus), vinculado à pós-graduação da Faculdade de Educação Física (FEF), realizou uma série de atividades para aprimorar seus trabalhos para o ano de 2017. Nos dias 4 e 5 de fevereiro foi realizado no Laboratório Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da faculdade o curso de normatização de trabalho em altura para circo. Baseado na Norma Regulamentadora 35 publicada em 2012 pelo Ministério do Trabalho, o curso é obrigatório para quem trabalha em altura. “Muitas pessoas que trabalham com instalação de equipamentos de circo, como trapézios e liras, precisam desse curso para poder realizar esses trabalhos. Mesmo sendo baseado na normativa do Ministério do Trabalho, o curso foi adaptado para poder atender melhor as demandas dos circos", explica Marco Antonio Coelho Bortoleto, professor da FEF e coordenador do grupo Circus. Ministrado pelo pesquisador Diego Leandro Ferreira, membro do grupo Circus e mestre em Segurança nas Artes do Circo, a atividade contou com a participação de 22 profissionais de circo e pesquisadores da área de diversos estados do país, sendo quatro estudantes e quatro funcionários da Unicamp.

Curso da Norma Regulamentadora 35 realizado na Faculdade de Educação Física
Curso da Norma Regulamentadora 35 realizado na Faculdade de Educação Física

Outra atividade que está sendo realizada é o intercâmbio com a Escola Nacional de Circo (ENC), instituição sediada no Rio de Janeiro vinculado ao Ministério da Cultura voltado para a formação técnica e aperfeiçoamento de artistas circenses. As estudantes de graduação em educação física Jéssica Montanini, e a mestranda Leonora Cardani, representaram o grupo Circus durante um estágio de uma semana na ENC entre os dias 6 e 10 de fevereiro. Esse estágio faz parte da ampliação do termo de cooperação entre a Unicamp e a Funarte, mantenedora da escola, assinado em 2015.

Uma série de atividades já foram realizadas em conjunto entre as duas instituições nesse período, como a vinda de alguns professores da ENC para participarem de atividades na Unicamp, e cooperação na implementação de atividades de segurança em circo. "As duas estudantes são monitoras de projetos de extensão da Unicamp, e elas nos trarão novos conhecimentos sobre pedagogia e preparação física. Os professores da Escola Nacional de Circo são considerados a elite do circo brasileiro, e o que elas aprenderam possam dividir os conhecimentos com o nosso grupo de pesquisa", avalia o professor Marco Bortoleto.

Imagens das estudantes Jéssica Montanini e Leonora Cardani durante estágio na escola Nacional de Circo
Jéssica Montanini e Leonora Cardani durante estágio na escola Nacional de Circo

A mestranda Leonora Cardani estuda atividades circenses na formação escolar, e explica que esse intercâmbio acaba sendo uma imersão no ambiente circense, com atividades práticas que irão ajudar na sua formação e nas pesquisas desenvolvidas na área. "Estamos vivenciando muita coisa que não daria ainda para fazer na FEF. Os professores mais antigos tem mais de 70 anos de idade, viveram e viajaram pelo mundo nos circos. É uma experiência única que vai ser bom para nossa prática", declara Leonora.

Formado em 2006 no Departamento de Educação Física e Humanidades da FEF, o Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses (Ciircus) desenvolveu em mais de 10 anos uma série de estudos, pesquisas, projetos de extensão universitária, projetos de iniciação científica, orientações de mestrado e doutorado relacionados com as atividades circenses e suas relações com a educação física. O grupo é certificado pela Unicamp junto ao CNPq e também atua na realização de eventos e consultorias a projetos socioculturais, além de colaborar com fabricantes de materiais circenses no desenvolvimento de novas tecnologias. Ainda em fevereiro o grupo Circus receberá a comissão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que está elaborando a primeira instrução normativa voltada para o trabalho em circo. O objetivo é contribuir com a elaboração dessa norma a partir dos conhecimentos gerados pelas pesquisas realizadas na Unicamp.

Curso de normatização NR35 realizado na Faculdade de Educação Física
Curso de normatização NR35 realizado na Faculdade de Educação Física
Lona da Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro
Interior da Escola Nacional de Circo
Imagem de capa
Imagens das estudantes Jéssica Montanini e Leonora Cardani durante estágio na escola Nacional de Circo

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”