Vestibular registra menor abstenção em seis anos

Chegada de estudantes na Unip, em Campinas

Nesta segunda-feira, dia 16, candidatos farão as provas de Geografia, História e Matemática

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) deu início nesse domingo, 15 de janeiro, à segunda fase do Vestibular Unicamp 2017, com duas provas: Redação e Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, feitas por 13.855 candidatos. A Comvest registrou uma abstenção de 10%, a menor desde o Vestibular 2011. Em 2016 a abstenção foi de 13,2%, em 2015 de 11%, em 2014 de 11,3%, em 2013 de 12,2%, em 2012 de 10,7% e em 2011 de 8%. Dos 15.390 aprovados para a segunda fase, 1.535 não compareceram. Em Campinas e São Paulo, a Comvest também registrou abstenção bem abaixo do vestibular anterior.

* Índice de abstenção da 2a. fase
Provas da 2ª fase

De acordo com Jayme Vaz, coordenador de pesquisa da Comvest, houve queda dos índices de abstenção em todas as cidades, com exceção de São José do Rio Preto, onde o número de ausentes praticamente se manteve. “Dentre todas as cidades, Campinas foi a que registrou a abstenção mais baixa, de 6,8%. No ano passado o índice havia sido de 9,7%, ou seja, uma queda bem evidente”, destacou Vaz.

Segundo o coordenador executivo da Comvest, Edmundo Capelas de Oliveira, não foi registrada nenhuma intercorrência. “O primeiro dia da segunda fase do Vestibular 2017 transcorreu de maneira totalmente tranquila em todos os locais em que aplicamos as provas”, afirmou Capelas.

Na prova de Redação, os candidatos foram solicitados a realizar dois textos. Um deles pedia que, como estudante do ensino médio, o candidato escrevesse uma carta destinada à Seção do Leitor de uma revista científica chamada Rio Pesquisa, discutindo o conceito de ‘país cordial’ e a presença de estrangeiros no Brasil, a partir do texto da historiadora Lená Medeiros de Menezes “A volta de um Rio que faz sonhar”.

“Para elaborar uma boa redação, os candidatos precisavam fazer uma leitura atenta do texto fornecido - bastante completo e rico em informações. A prova de Redação é um exercício de leitura e escrita e o texto a respeito do assunto era muito importante para que o candidato se posicionasse a respeito do conceito de país cordial, como solicitava a prova”, afirmou Fosca Leite, coordenadora adjunta da Comvest.

Já o outro texto da prova de Redação deste ano, pedia aos candidatos que elaborassem a apresentação escrita de uma campanha para arrecadar fundos para a Biblioteca Barca dos Livros, de Florianópolis. “Era preciso que os candidatos fossem capazes, dentre outras coisas, de organizar as informações fornecidas na prova, para que o texto da campanha fosse bem entendido pela comunidade que usa ou que pode vir a usar a biblioteca”, comentou Fosca Leite.

Além dos dois textos de Redação, a prova do domingo também foi composta por três questões de Língua Portuguesa e outras três de Literaturas de Língua Portuguesa.  As provas podem ser conferidas na página eletrônica da Comvest. As respostas esperadas das provas da segunda fase serão divulgadas na página da Comvest na internet a partir de quarta-feira (18/1).

Nesta segunda-feira, 16 de janeiro, os candidatos farão as provas de Geografia, História e Matemática. Na terça-feira é a vez das provas de Biologia, Química e Física.

As provas da segunda fase são realizadas em 18 cidades: Bauru, Brasília, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Horários

Nos três dias, a prova tem início às 13 horas. A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas, já que o acesso aos locais de prova será permitido a partir das 12h30 e até as 13 horas impreterivelmente.

Vestibular 2017

Este ano, 67.143 candidatos fizeram a prova da primeira fase, realizada em 20 de novembro. São oferecidas 3.330 vagas em 70 cursos de graduação da Unicamp. A Comvest registrou 73.489 inscritos no Vestibular Unicamp 2017

Candidatos em prova em Campinas
Candidata em prova em Campinas