Unicamp entrega prêmios institucionais 2016

A Unicamp premiou docentes e alunos que se destacaram no ano de 2016 em uma assembleia universitária extraordinária, realizada no Centro de Convenções da Unicamp nesta sexta-feira (16). Foram entregues os prêmios Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz”, Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, Mérito Científico do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp e Inova Unicamp de Iniciação a Inovação.

Na mesa diretora estavam o reitor José Tadeu Jorge, o coordenador-geral da Universidade Alvaro Crósta e também os pró-reitores de Desenvolvimento Universitário, Leandro Palermo Jr.; de Pesquisa, professora Gláucia Maria Pastore; de Graduação, Luis Alberto Magna; de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer, além do diretor executivo da Inova Unicamp, Milton Mori.

A solenidade começou com o anúncio dos professores premiados ao Zeferino Vaz. Foram contemplados vinte e quatro professores que se destacam nas funções de docência e pesquisa (veja a lista de premiados). Cada laureado com o Prêmio recebeu, das mãos do reitor José Tadeu Jorge, um diploma e um contracheque no valor equivalente a três salários-base de professor MS-6.

O reconhecimento é conferido anualmente a professores ativos que atuam em regime de dedicação exclusiva (RDIDP) e que tenham se destacado nas suas funções de docência e pesquisa. Cada unidade de ensino e pesquisa da Unicamp indica um nome por ano, dentre aqueles que apresentaram relatório de atividades. Os premiados são selecionados após várias etapas de exame por especialistas externos à Universidade.

Os vencedores do prêmio Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação foram anunciados na sequência. Em sua quinta edição, o prêmio destina-se à valorização das atividades dos professores na graduação. Os certificados foram entregues pelo pró-reitor de Graduação Luis Alberto Magna. “Não poderíamos deixar de reconhecer a importância do papel do professor na Graduação” destacou.

Neste ano, 22 docentes da Universidade foram agraciados (veja a relação). Os critérios para a premiação incluem a atividade didática, orientação de iniciação científica, desempenho na avaliação feita pelo corpo discente, responsabilidade por disciplinas e pela implantação de novas disciplinas, entre outros. Os contemplados também recebem um diploma e o valor em dinheiro.

Para a entrega dos certificados para os que receberam o Mérito Científico do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp (veja a relação) foi convidada a pró-reitora de Pesquisa Gláucia Pastore. “É através da iniciação científica que nós podemos construir dia a dia o ambiente de pesquisa da excelência que de fato temos”, ressaltou.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer também entregou certificados para duplas de aluno e professor. Ao todo foram 20 duplas premiadas.

A última parte da cerimônia foi reservada a nona edição do Prêmio Inova Unicamp de Iniciação a Inovação (veja aqui os premiados e detalhes). O diretor executivo da Inova, Milton Mori, disse que o número de concorrentes aumentou no último ano. “Isso mostra o nosso empenho em disseminar e fortalecer a cultura de inovação nos campi da Unicamp”. Mori também fez um balanço sobre os trabalhos da Agência de Inovação e foi chamado para a entrega dos diplomas a três duplas formadas por aluno e professor das áreas biológicas, exatas e tecnológicas. [Assista vídeos produzidos pela RTV Unicamp sobre o prêmio nas áreas biológica e exatas]

O coordenador geral Alvaro Crósta lembrou que recentemente também foram entregues o prêmio Paepe, no âmbito dos funcionários técnico-administrativos da Unicamp e ainda o Prêmio Capes de Tese 2016 no qual a universidade também se destacou. “Esse conjunto de prêmios é um motivo de muita alegria porque mostra o vigor e o destaque que a nossa universidade recebe no Brasil e no mundo”, salientou.

O reitor José Tadeu Jorge destacou o compromisso dos agraciados com a construção do conhecimento e da própria história da Universidade. “Não há uma palavra que possa representar o agradecimento da Unicamp aos premiados e às pessoas que hoje aqui foram homenageadas. A dimensão do trabalho que todos fizeram extrapola qualquer linguagem”, agradeceu.

Reitor José Tadeu jorge
Reitor José Tadeu jorge
Foto de Alvaro Crósta
O coordenador geral da Unicamp Alvaro Crósta
Professora Gláucia Pastore fala na mesa diretora
Gláucia Pastore
Entrega de certificado aos docentes
Entrega de certificado aos docentes
Pró-reitor Luis Alberto Magna fala na premiação
Luis Alberto Magna
José Tadeu Jorge na mesa diretora
Mesa diretora da cerimonia
Professor Milton Mori fala na cerimonia
Inovação: Milton Mori
Entrega do premio da inovação
Inovação premiada
Docente recebe certificado
Premiação de docentes
Reitor e premiada posam para foto
Premiação de docentes
Agraciado cumprimenta reitor
Premiação de docentes

Imagem de capa

Mesa diretora e auditório ouvem o hino nacional
Auditório cheio para entrega dos premios