Marco do Valle e alunos do IA expõem painel de arte coletiva

 

Arte de Campinas

O artista Marco do Valle, docente do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, e seis alunos do curso Observações da Cidade, apresentam o painel coletivo Imagem Google Maps, que será instalado nesta sexta-feira (25) no muro externo do Sesc-Campinas. A ideia é mostrar a arquitetura construída e as paisagens da cidade, ressaltando as características da região do Sesc (bairro Bonfim) e sua vizinhança, Vila Industrial. 

O painel ficará exposto até 29 de dezembro, ao lado de obras de outros artistas de Campinas. Além da questão paisagística, o painel traz reflexões sobre a retomada da região central como espaço de convivência cultural. Para o desenvolvimento do trabalho, Marco do Valle forneceu informações e imagens sobre a arquitetura e o urbanismo do entorno, resgatando a história dos lugares e de artistas locais, como Thomaz Perina e Mário Bueno (ambos pintaram estes locais). 

A proposta artística do trabalho teve início com uma figura cartográfica, que formou um desenho a partir das linhas da estrada de ferro, da Avenida Lix da Cunha e de seu viaduto elevado. Ao longo dos encontros, a figura foi ganhando formas e cores, manifestando o pensamento e a produção de cada envolvido.

Serviço

Local: muro externo do Sesc-Campinas

Exposição: de 25 de novembro a 29 de dezembro

Endereço: Continuação da rua Dom José I, altura dos nº 270/333, Bonfim