Logo JU Radio Web

Ouça e Veja

Política de Educação Inclusiva em pauta no Cá entre Nós

Está no ar a mais recente série de podcasts produzida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) da Faculdade de Educação da Unicamp

Nos dois primeiros programas da série de podcasts Cá entre Nós, a professora Maria Teresa Eglér Mantoan e uma das pesquisadoras do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped), a Meire Cavalcante, analisam um processo que está em andamento no Ministério da Educação (MEC) de revisão da Política de Educação Inclusiva, em vigor desde 2008 e que foi a responsável pelo aumento em 20 vezes das matrículas de alunos com deficiência em escolas comuns - de cerca de 40 mil para 800 mil.

A lógica da nova política, que deverá entrar em vigor por meio de decreto em breve, vai na contramão desse processo, fortalecendo as escolas especiais.

Novos episódios do programa, ainda em edição, abordam a questão da educação infantil, a denominação das pessoas com deficiência e os sentidos envolvidos nos termos (por exemplo, quando se fala portador de deficiência), diferença x diversidade, entre outros temas.

Assista aqui ao primeiro episódio.

Episódio 2