Agradecimentos

Ao apresentar este documento para a sociedade, gostaria de expressar meu agradecimento às pessoas que contribuíram para a obtenção dos resultados aqui descritos.

Agradeço primeiramente a Teresa Dib Zambon Atvars, minha parceira desde a campanha vitoriosa na consulta à comunidade para a sucessão na Reitoria. Sua atuação à frente da Coordenadoria Geral da Universidade foi crucial para a concretização dos objetivos traçados em nosso programa de gestão.

Um agradecimento mais que especial aos chefes de gabinete, que, com sua atuação incansável, tornaram o cotidiano de demandas e ações mais simples de gerenciar, e garantiram mais eficácia e tranquilidade nas decisões.

Sou igualmente grato aos pró-reitores e aos dirigentes das recém-criadas diretorias executivas, cuja participação na gestão não se limitou à condução de suas respectivas pastas, transcendendo em muito as atribuições da titularidade.

Aos membros do Conselho Universitário (Consu), de suas câmaras assessoras e dos demais órgãos colegiados vinculados à Reitoria, agradeço a compreensão, desde o primeiro momento, de que a prevalência das decisões coletivas sobre as monocráticas constituía um dos pilares do nosso ideário no que se refere ao gerenciamento dos recursos públicos destinados à instituição. Em particular, o convívio com os diretores de unidades de ensino e pesquisa foi muito profícuo e relevante, e posso aqui atestar que cada um deles desempenha um papel fundamental no desenvolvimento institucional de sua faculdade ou instituto.

Neste sentido, ressalto também a relevância da proximidade mantida com os dirigentes dos órgãos complementares da Administração Central, dos centros, núcleos e colégios técnicos, e das unidades da área de saúde, com os quais compartilhamos de forma transparente os problemas enfrentados pela Universidade, buscando, na pluralidade de opiniões, soluções voltadas para o bem comum.

##

À equipe do Gabinete do Reitor, manifesto minha gratidão não somente pelo convívio harmônico estabelecido, mas, sobretudo, pela dedicação exemplar de cada um de seus integrantes à execução de tarefas cuja quase invisibilidade não reduz a dimensão de sua importância para o bom funcionamento da instituição.

Agradeço, principalmente, o esforço e dedicação de cada estudante, funcionário e docente da Universidade, que, com seu trabalho cotidiano, são os principais responsáveis por termos uma instituição pública cada dia melhor. Nos momentos em que a união de todos provou ser a estratégia mais eficaz para defender a Universidade de ameaças externas e superar obstáculos impostos por fatores imponderáveis, o inestimável apoio recebido da comunidade acadêmica foi fundamental, notadamente diante dos múltiplos ataques à autonomia e durante a crise sanitária que se instalou no país em março de 2020.

Com relação aos 12 meses – os últimos da gestão – em que vivemos sob o jugo do novo coronavírus, faço um agradecimento especial aos membros da comunidade que atuaram direta ou indiretamente no combate à pandemia, bem como aos numerosos voluntários e doadores, entre pessoas físicas e jurídicas, que ajudaram, com sua generosidade, a manter a Universidade em funcionamento a despeito da insuficiência dos recursos públicos repassados à instituição.

Por fim, não posso deixar de manifestar minha gratidão à sociedade, que se manteve atenta e solidária na defesa dos princípios fundamentais da universidade pública, demonstrando de forma inequívoca que seu conjunto tem a exata noção de que nosso papel fundamental é servi-la. Sem esta reciprocidade, nossa gestão encontraria barreiras intransponíveis ao longo do quadriênio.

Marcelo Knobel

Reitor