Edição nº 654

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 02 de maio de 2016 a 08 de maio de 2016 – ANO 2016 – Nº 654

Cinda estreita diálogo e aproxima objetivos

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, defendeu no último dia 25 a criação do que denominou de Espaço Latino-Americano de Conhecimento, como estratégia para intensificar o intercâmbio acadêmico e científico entre as universidades do continente. A posição foi apresentada durante a abertura da sexta reunião anual da Rede de Pró-Reitores de Pesquisa do Centro Interuniversitario de Desarrollo Andino (Cinda), do qual Tadeu Jorge é o atual presidente. O encontro, que conta com a participação de representantes de 29 instituições, prossegue até esta terça-feira na Casa do Professor Visitante (CPV), localizada no campus de Campinas.

De acordo com o reitor da Unicamp, as universidades latino-americanas precisam pensar numa iniciativa na linha do Processo de Bolonha, que estabeleceu etapas para a construção de uma política educacional supranacional comum aos países da União Europeia. “Temos que facilitar o reconhecimento dos créditos cumpridos pelos nossos estudantes, desburocratizando assim os intercâmbios”, propôs.

Tadeu Jorge também considerou que os membros do Cinda necessitam definir mecanismos para que a entidade construa uma rede de resultados. “Temos que avançar na criação de cursos de pós-graduação conjuntos com o objetivo de gerar conhecimento novo que possa ser aplicado em benefício dos cidadãos dos nossos países”, afirmou. Na mesma linha, a pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, Gláucia Pastore, destacou a importância de as universidades buscarem respostas aos problemas mais urgentes da sociedade.

Como exemplo desse esforço, Gláucia Pastore citou a formação da Rede Zika Unicamp, que tem desenvolvido estudos em diversas frentes com as finalidades de prevenir e controlar as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A pró-reitora fez uma apresentação da Universidade aos participantes da reunião, na qual destacou os principais indicadores de produtividade da instituição.

Em sua fala, Luis Eduardo González, diretor de Gestão Universitária do Cinda, assinalou os trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos cinco anos pela Rede de Pró-Reitores de Pesquisa. Nesse período, disse, houve a estruturação dessa instância e o fomento à cooperação entre os seus membros. “Nesse espaço de tempo também conseguimos executar 12 de 20 propostas originais, o que pode ser considerado um resultado muito significativo. Para o futuro, precisamos desenvolver produtos mais tangíveis no curto prazo, melhorar a difusão e a comunicação na rede e buscar linhas de financiamento para nossos projetos”, elencou.

Gonzalo Herrera, coordenador da Rede, centrou suas considerações nos desafios a serem superados. Segundo ele, é necessário trabalhar para aumentar o número de membros, privilegiar ações de interesse comum e apoiar o desenvolvimento de instituições que não pertençam à rede. Este último tópico foi reforçado pelo reitor Tadeu Jorge, que afirmou que a Unicamp tem interesse em manter relações tanto com as mais destacadas universidades do mundo quanto com as instituições que ainda estão buscando espaço no cenário internacional.