Edição nº 583

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 11 de novembro de 2013 a 24 de novembro de 2013 – ANO 2013 – Nº 583

10º Slaca reúne 1,8 mil inscritos e 2 mil trabalhos

A cerimônia oficial de abertura do 10º Simpósio Latino-Americano de Ciência de Alimentos (Slaca), ocorrida na noite do último o dia 4 no espaço Via Appia Festas e Eventos, em Valinhos, reuniu organizadores, palestrantes, participantes, autoridades e convidados para celebrar a “maioridade” do evento científico, que completa 18 anos. Nesse período, destacou a professora Gláucia Pastore, coordenadora do Slaca e pró-reitora de Pesquisa da Unicamp, o simpósio tem contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento científico e tecnológico dessa área do conhecimento tanto no Brasil quanto no continente latino-americano. O evento, que prosseguiu até o dia 6, contou com cerca 1,8 mil inscritos e 2 mil trabalhos.

A mesa de honra da abertura do 10º Slaca foi presidida pelo coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, que representou o reitor José Tadeu Jorge. Crósta destacou que a escolha do tema da atual edição do simpósio, “Alimentos, Nutrição e Saúde”, não poderia ter sido mais feliz e pertinente, sobretudo em um país que é um dos mais importantes produtores mundiais de alimentos. “O Slaca tem sido ao longo das suas edições motivo de orgulho para a Unicamp, principalmente por causa da relevância da programação e dos trabalhos científicos que apresenta”, afirmou.

O grande número de participantes e de trabalhos inscritos na atual edição, acrescentou o coordenador-geral da Unicamp, é reflexo da importância e da dimensão que o simpósio ganhou ao longo do tempo. A professora Gláucia Pastore lembrou em sua fala que a primeira edição do Slaca ocorreu em 1995 justamente com a proposta de fortalecer a área de alimentos no Brasil e na América Latina. O caminho, segundo ela, não foi fácil de ser trilhado, mas os resultados têm sido muito significativos. “Em conversas que tive nestes dias, identifiquei pelo menos nove novas instituições de ensino com cursos nessa área, o que nos deixa muito satisfeitos e nos fornece evidências de que estamos no caminho certo”, considerou.

Ainda segundo a coordenadora do simpósio e pró-reitora de Pesquisa, um dos objetivos dos pesquisadores que atuam na área é transmitir à população o conceito de que os alimentos não servem somente para nutrir, mas também para prevenir doenças. “É justamente este tema que está na base desta 10ª edição do Slaca”, enfatizou. Gláucia Pastore fez questão de fazer referência a cada um dos integrantes da mesa de honra e de agradecer a toda a equipe que tem trabalhado para a realização do simpósio.

Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), também ressaltou a importância do Slaca e lembrou que o tema alimentos está na ordem do dia. “Quando discutimos os alimentos, estamos discutindo três dimensões: a social, a ambiental e a econômica. A busca do equilíbrio entre elas é que vai garantir que o processo seja sustentável. E para que a sustentabilidade seja alcançada, vamos precisar de muita ciência, muita tecnologia e muita inovação. Nesse sentido, o Slaca tem muito a contribuir com o Brasil e a América Latina”, disse.

Logo após a abertura oficial do simpósio, os presentes puderam assistir à apresentação da Banda da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e do Coral Zíper na Boca, que cantou uma série de canções em homenagem aos Beatles. O show emocionou o público, que aplaudiu a performance de pé. Em seguida, foi servido um coquetel e houve a apresentação da Banda Sexto Sentido.