Edição nº 566

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 23 de junho de 2013 a 29 de junho de 2013 – ANO 2013 – Nº 566

Coordenador-geral detalha como será a UPA

A edição de 2013 do Unicamp de Portas Abertas (UPA), que ocorrerá no dia 31 de agosto (sábado), contará com uma programação ampliada em relação aos eventos anteriores. O objetivo é oferecer ao público [são esperados cerca de 40 mil estudantes de ensino médio de todo o país] um painel abrangente das ações desenvolvidas pela Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e também no âmbito da cultura e das artes. Além da oportunidade de conhecer os laboratórios das faculdades e institutos, os visitantes também poderão participar de atividades que estarão concentradas no Centro de Convenções e no espaço do estacionamento situado ao lado.

De acordo com o coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Crósta, ao apresentar a Universidade de uma forma mais ampla aos “upeiros”, principalmente os estudantes das escolas públicas, a instituição pretende estimulá-los a concorrer às vagas oferecidas pela instituição nos seus cursos de graduação. Nesse sentido, a Unicamp mensurará a participação desses estabelecimentos no evento, o que não foi feito nas edições anteriores. “No momento da chegada dos ônibus ao campus, nós teremos monitores que identificarão a origem dessas escolas. A ideia é apurar se estamos atingindo o objetivo de atrair as escolas públicas em número significativo”, adianta.

O coordenador-geral informa que as faculdades e institutos estarão com seus laboratórios abertos à visitação dos upeiros. Nesses locais, os secundaristas serão recebidos por docentes e alunos de graduação e pós-graduação, que lhes apresentarão o ferramental tecnológico, falarão sobre aspectos do ensino e da pesquisa e, em alguns casos, realizarão experimentos científicos. “As unidades que têm campi em outras cidades contarão com espaços próximos ao Centro de Convenções e à Biblioteca Central”, diz Crósta.

Durante a UPA, conforme o coordenador-geral, a Unicamp estará especialmente empenhada em esclarecer o público sobre iniciativas relacionadas ao acesso de estudantes à Universidade, como o Vestibular da Unicamp, o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) e o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), bem como acerca dos novos cursos oferecidos nas áreas de administração e engenharia pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Faculdade de Tecnologia (FT), ambas localizadas em Limeira (SP).

“Nós também queremos falar a esses jovens sobre a oferta de programas de estímulo à permanência estudantil, como a Moradia Estudantil e as bolsas alimentação, transporte e moradia, administradas pelo SAE [Serviço de Apoio ao Estudante]”, salienta Crósta. Ao longo da UPA, os participantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer o Museu Exploratório de Ciências, as bibliotecas e os acervos históricos mantidos pela Unicamp. “Além disso, vamos apresentar para esse público dados sobre os prêmios recebidos pelos nossos estudantes, informações acerca dos programas de intercâmbio que a Universidade mantém com instituições internacionais e brasileiras, o ensino de línguas estrangeiras oferecido pelo CEL [Centro de Ensino de Línguas] e também abordar questões ambientais, mostrando, por exemplo como a Universidade lida com os resíduos que gera”, acrescenta o coordenador-geral.

Segundo o dirigente da Unicamp, as atividades artísticas e culturais serão ampliadas nesta edição da UPA. Elas ocorrerão no estacionamento próximo à Biblioteca Central, local que se transformou em ponto de concentração natural dos upeiros após as visitas às unidades de ensino e pesquisa. “Como os visitantes sempre têm um tempo livre, queremos proporcionar a eles apresentações de grupos musicais, de dança e de teatro, todos ligados à Unicamp. É, por assim dizer, uma maneira lúdica de exibirmos mais algumas facetas das atividades desenvolvidas na Universidade”.

Crósta destaca que a organização de um evento com a envergadura da UPA exige a participação de uma ampla equipe, formada por funcionários, estudantes e professores. “Sem esse esforço coletivo, não seria possível realizar um evento como este, que está entre os mais importantes do calendário da instituição”, encerra o coordenador-geral.