Edição nº 562

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 20 de maio de 2013 a 03 de junho de 2013 – ANO 2013 – Nº 562

Alunos do Cotuca publicam em periódico internacional

Pesquisa sobre feijão adzuki rende artigo no “Journal of Food Engineering”

Uma das fases para o processamento dos grãos do feijão adzuki, originário do Japão e bastante utilizado na culinária japonesa para a preparação de doces, foi o tema da pesquisa de cinco alunos do Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) da Unicamp aceita para publicação no Journal of Food Engineering, um dos periódicos científicos mais reconhecidos na Área de Tecnologia e Engenharia de Alimentos. Os estudantes do curso Técnico em Alimentos foram orientados pelo professor Pedro Esteves Duarte Augusto na pesquisa que trata de um assunto original na abordagem e pelo produto.

“O feito é importante para motivar os alunos a realizarem pesquisas e, assim, despertarem para o conhecimento mais aprofundado de um determinado tema, sem perder de vista, é claro, o nosso objetivo primordial, que é a melhoria do ensino técnico”, destaca o professor, que assina o artigo juntamente com as alunas Amanda Leal Oliveira, Beatriz Gouveia Colnaghi, Emily Zucatti da Silva, Isabela Romão Gouvêa e Raquel Lopes Vieira.

O estudo trata do efeito da temperatura na cinética de hidratação do feijão adzuki. No artigo, explica Pedro Augusto, são descritos os modelos matemáticos para se achar um ponto ótimo de hidratação. Depois de colhidos, os grãos são secos para garantia de conservação. No entanto, devem ser novamente hidratados antes do processamento, sendo a hidratação uma das primeiras operações unitárias realizadas pela indústria. “Por ser aceito por uma revista científica de impacto, significa que estas descrições são novas e relevantes”, define o professor. Um aspecto que merece ser destacado na opinião de Pedro Augusto foi o financiamento da pesquisa. A verba para custear integralmente os ensaios feitos no laboratório do Colégio foi liberada pela Associação de Pais e Mestres (APM), uma espécie de fundo em que os pais fazem uma contribuição espontânea para financiar vários projetos desenvolvidos na escola. Todo ano, o professor Pedro Augusto submete projetos à apreciação dentro do programa Jovens Talentos do Cotuca. “O valor não é alto, mas com ele é possível cobrir os gastos e assim destacar o potencial técnico e científico dos alunos do Cotuca, além de mostrar a importância de despertar e incentivar as vocações científicas”, avalia.

O Programa Jovens Talentos foi criado em 2009 e, desde então, o professor já orientou oito trabalhos e 30 alunos do curso Técnico em Alimentos. Os trabalhos já resultaram em cinco artigos publicados ou aceitos para publicação em periódicos da área, como o International Food Research Journal e a Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais e Tecnologia. A proposta é que os alunos passem o mês de julho realizando as atividades em laboratório. Isso se faz necessário, visto que a carga horária durante o período letivo é bem alta. “Neste sentido, sempre pergunto para aqueles alunos que estão dispostos a abrir mão das férias. Sempre encontro quem decide colocar a mão na massa”, brinca. (R.C.S.)

Artigo

Oliveira, Amanda Leal; Colnaghi, Beatriz Gouveia, Silva, Emily Zucatti, Gouvêa, Isabela Romão;
Vieira, Raquel Lopes e Augusto, Pedro Esteves Duarte “Modelling the Effect of Temperature on
the Hydration Kinetic of Adzuki Beans (Vigna angularis)” Journal of Food Engineering, Elsevier.
Leia em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0260877413002240