Edição nº 543

Nesta Edição

1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 22 de outubro de 2012 a 28 de outubro de 2012 – ANO 2012 – Nº 543

Vida acadêmica


 

Painel da semana

Trilha sonora ao vivo – Proposta de espetáculo que pretende levar ao público a experiência da música para filmes executada ao vivo, envolvendo a participação de Alexandre Guerra e os músicos do grupo instrumental “O Quintal Brasileiro”. As apresentações contam com a projeção simultânea das imagens de filmes, permitindo que os espectadores assistam a execução da trilha musical dos filmes ao vivo, sincronizada com as imagens que serão projetadas em um telão. O evento será realizado nos dias 22 e 29 de outubro, às 12 horas, no Auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A organização é de Carol Novaes. Mais informações no site  ou telefone 11-3814-3354.

Encontro de enfermagem - O XI Encontro de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material de Esterilização de Campinas acontece no dia 23 de outubro, das 8 às 17 horas, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. É organizado pelo Caism e pelo HC da Unicamp. Informações: 19-3521-9405 ou e-mail.

Empírika – A inserção cada vez maior das ciências, tecnologias e inovações (C,T&I) nos mais diferentes âmbitos da vida caracteriza a chamada cultura científica. Essa atmosfera criada pelas relações entre ciência, tecnologia e sociedade apresenta um dinamismo que possibilita a abertura de brechas para novas formas de pensar a própria ciência, as culturas, o mundo. É nesse contexto que será realizada, no Brasil, a segunda edição da Empírika – Feira Ibero-americana da Ciência, Tecnologia e Inovação. Para propiciar aos visitantes o contato e a vivência dos assuntos relacionadas a C,T&I, a Empírika 2012 contará com um espaço expositivo, na Expo Barra Funda em São Paulo, de 23 a 25 de outubro, que trará novidades de instituições científicas, tecnológicas e culturais; além de um espaço virtual, a Pólis Empírika, que permitirá a participação à distância em diversas atividades de caráter científico e educativo. Fazem parte da programação da Empírika 2012 também atividades de cunho acadêmico, como seminários, palestras e oficinas voltadas para públicos diversos. O II Seminário Internacional Empírika acontece após a feira expositiva, nos dias 26 e 27 de outubro, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Outras informações: e-mail

Fórum de ciência e tecnologia – Com o tema “Visualização de informação e os grandes desafios da pesquisa em computação no Brasil”, o evento será realizado no dia 23 de outubro, às 9 horas, na Faculdade de Tecnologia de Limeira. A organização é do professor Celmar Guimarães. Inscrições, programação e outras informações na página eletrônica

Congresso Interno de Iniciação Científica – Organizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa (PRP) e de Graduação (PRG), o XX Congresso Interno de Iniciação Científica acontece de 24 a 26 de outubro, no Ginásio da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. Na última edição, realizada em 2011, foram apresentados 1.300 trabalhos. A área de tecnológicas participou com 391 trabalhos, a de biológicas com 335, a de exatas com 205, a de humanas com 258 e as artes com 83 trabalhos, contando com a participação dos alunos do PICJr com 28 trabalhos, como forma de integrá-los ao esforço da Unicamp na geração de conhecimento. Os organizadores solicitam que os orientadores de trabalhos de IC estimulem seus alunos a se inscreverem no XX Congresso Interno de Iniciação Científica. Mais informações sobre o congresso e as inscrições podem ser encontradas no site do evento

Diálogos em linguística aplicada - O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) organiza no dia 24 de outubro, às 9 horas, em seu Anfiteatro, o Ciclo “Diálogos em Linguística Aplicada”. Em uma das mesas-redondas será tratado o tema “Políticas Linguísticas e Identidades”. Participam os professores Lynn Mário Trindade Menezes de Souza (USP) e Terezinha de Jesus Machado Maher (Unicamp). A organização e do professor Petrilson Pinheiro. Mais informações: 19-3521-1520.

Dinâmica cooperativa em motores moleculares – O Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) recebe, dia 24 de outubro, às 14 horas, no Auditório Méson Pi, o professor Ney Lemke, do Departamento de Física e Biofísica do Instituto de Biociências (Unesp). Em seminário, ele fala sobre “Dinâmica cooperativa em motores moleculares”. Mais informações: 19-3521-5275.

Projeto Interpares 3 - O Fórum Permanente de Ciência e Tecnologia: Projeto Interpares 3 - preservação e acesso de documentos arquivísticos digitais autênticos: os resultados do TEAM Brasil ocorre no dia 24 de outubro, às 9 horas, no Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Organizador: SIARQ. Programação e outras informações no site  ou telefone 19-3521-4759.

Performance VII - Com a regência da maestrina Cinthia Aliteri, a Orquestra de Cordas da Unicamp realiza no dia 25 de outubro, às 19 horas, o concerto Performance VII – 2012. O evento ocorre no Espaço Cultural Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo 1011), no campus da Unicamp. A Orquestra apresentará as obras “Branco”, de Denise Garcia;  “Cantoria”, de Jônatas Manzolli, e “Verônica” e “Lamento”, de Silvio Ferraz. Participam os solistas Arthur Roberto Huf (violino); Lara Ziggiati Nunes e Teresa Cristina Rodrigues (violoncelo), e Kaynan Consoli (Barítono). A realização é do Projeto Artes no Campus, da Comissão de Ação Cultural da Reitoria, do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic) e da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). O evento é apoiado pelo Espaço Cultural Casa do Lago. Mais informações: 19-3521-6506.

“Intervenções” celebra John Cage em Cingapura - Obra do professor Jônatas Manzolli, coordenador do Núcleo Interdiscipinar de Comunicação Sonora (Nics) da Unicamp, será apresentada no “Performer’s Voice Symposium: 
Horizons Crossing Boundaries”. O evento ocorre de 25 a 28 de outubro, na Escola de Música “Yong Siew Toh” da “National University” de Cingapura. Mais informações: 19-3521-7923.

Fórum de esporte e saúde – O câncer de mama será debatido durante a realização do evento, dia 25 de outubro, às 9 horas, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A organização é das professoras Angela Bacha e Roseli Calil. Inscrições, programação e outras informações no link

Soberania alimentar e globalização - O Núcleo de Estudos de Pesquisas em Alimentação (Nepa) organiza, dia 25 de outubro, às 14 horas, no Auditório do Departamento de Tecnologia de Alimentos (DTA-FEA), a palestra “Soberania alimentar e globalização: um estudo através de indígenas em contexto urbano na cidade de Letícia (Amazônia Colombiana)”. Ela será proferida por Blanca Yague Pascual, mestranda em Estudos Amazônicos da Universidad Nacional da Colômbia. Mais informações pelo telefone 19-3521-4022 ou no site

Método lógico para redação científica - O Espaço da Escrita organiza no dia 26 de outubro, das 8h30 às 17 horas, no Centro de Convenções, o workshop “Método lógico para redação científica”, com o professor Gilson L. Volpato. As inscrições podem ser feitas pelo e -mail  e serão aceitas por ordem de chegada. O evento tem como público-alvo docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação regularmente matriculados na Unicamp. A promoção é da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), da Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) e da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). O Espaço da Escrita é vinculado à CGU. Oferece serviços de tradução e assessoria gratuitos aos docentes da Unicamp como objetivo de facilitar e estimular a publicação e/ou apresentação de seus trabalhos acadêmicos em conceituadas revistas científicas ou congressos internacionais. Outras informações: 19-3521 6649.

Simpeq e Simpequinho - O Instituto de Química (IQ), através do Grupo de Pesquisas em Química Analítica e Educação (GPQUAE), organiza nos dias 26 e 27 de outubro, o Simpeq e o Simpequinho. O Simpeq é um evento dirigido aos professores que ministram aulas de Química no ensino médio. É uma iniciativa para promover interação entre membros da universidade e professores do ensino médio, que acontece desde 2001. O SIMPEQ celebra o seu aniversário de 45 anos do IQ, junto com o SIMPEQuinho - 5, que é voltado para estudantes a partir do nono ano. Abertura: 9 horas, no IQ. Mais detalhes no site  ou telefone 19-3521-3082.

 

Teses da semana

 

Educação Física - “Educação física e inclusão educacional: entender para atender” (doutorado). Candidato: Luiz Seabra Junior. Orientador: professor Paulo Ferreira de Araújo. Dia 26 de outubro, às 9 horas, no auditório da FEF.

Engenharia Mecânica - “Avaliação microestrutural e de desempenho de juntas soldadas por atrito com pino de aços inoxidáveis duplex” (doutorado). Candidato: Tiago Felipe de Abreu Santos. Orientador: professor Antonio José Ramirez Londono. Dia 25 de outubro, às 9 horas, no auditório do Bloco K da FEM.

- “Otimização econômica de um sistema bomba de calor e reservatório térmico para aquecimento de água para fins domésticos em edifício” (mestrado). Candidato: Bruno Gimenez Fernandes. Orientador: professor José Ricardo Figueiredo. Dia 26 de outubro, às 14 horas, na sala de seminários do bloco ID2 da FEM.

Engenharia Química - “Desenvolvimento de um simulador dinâmico para um sistema experimental de resfriamento de líquido” (mestrado). Candidato: Saulo Fernando dos Santos Vidal. Orientadora: professora Ana Maria Frattini Fileti. Dia 22 de outubro, às 14 horas, na sala de defesa de teses (bloco D) da FEQ.

Física - “Testando a conjectura da censura cósmica em buracos negros” (doutorado). Candidato: Raphael Santarelli. Orientador: professor Alberto V. Saa. Dia 25 de outubro, às 14 horas, na sala de seminários do DFMC/IFGW.

Matemática, Estatística e Computação Científica - “Modelos dinâmicos para a produção de ATP em mitocôndrias” (mestrado). Candidata: Kellen Manoela Siqueira. Orientador: professor Alberto Vazquez Saa. Dia 24 de outubro, às 14 horas, na sala 253 do Imecc.

Medicina - “Adequação funcional em amputados transtibiais submetidos a técnicas cirúrgicas não convencionais” (doutorado). Candidato: José André Carvalho. Orientador: professor Bruno Livani. Dia 22 de outubro, às 9 horas, no Anfiteatro da Comissão de Pós-graduação da FCM.

- “Estudo da associação entre o score do International Consultation on Incontinence Questionnaire - Urinary Incontinence/Short Form e a avaliação urodinâmica em mulheres com incontinência urinária” (mestrado). Candidata: Renata Gebara De Grande Di Sessa. Orientadora: professora Viviane Herrmann. Dia 23 de outubro, às 9 horas, no Anfiteatro do Caism.

- “Alterações autonômicas na doença de Machado-Joseph” (mestrado). Candidata: Karen Antonia Girotto Takazaki. Orientador: professor Marcondes Cavalcante França Junior. Dia 24 de outubro, às 9h30, no Anfiteatro do Departamento de Neurologia da FCM.

- “Análise comparativa do efeito da criopreservação com dimetilsulfóxido (Me2SO-) (DMSO) em células-tronco mesenquimais obtidas de tecido adiposo” (mestrado). Candidata: Marilisa Ferruda Andreoli Risso. Orientadora: professora Ângela Cristina Malheiros Luzo. Dia 25 de outubro, às 9 horas, no Anfiteatro do Hemocentro.

- “Análise da composição corporal em idosas não institucionalizada segundo medidas de funcionalidade” (mestrado). Candidata: Manuela Nassim Jorge Santos. Orientadora: professora Arlete Maria Valente Coimbra. Dia 26 de outubro, às 14 horas, no Anfiteatro da Pós-graduação da FCM.

Odontologia - “Avaliação da interação entre as diferentes substâncias químicas auxiliares utilizadas em endodontia e seus efeitos nas etapas do tratamento endodôntico” (doutorado). Candidata: Maíra do Prado. Orientadora: professora Brenda Paula Figueiredo Gomes. Dia 22 de outubro, às 13h30, na sala de seminários do Departamento Histologia da FOP.

- “Metalografia, análise de oxigênio e nitrogênio e teste de dureza vickers dos materiais de fixação interna usados no esqueleto craniofacial” (mestrado). Candidato: Marcelo Breno Meneses Mendes. Orientador: professor Roger Willian Fernandes Moreira. Dia 26 de outubro, às 13h30, no Anfiteatro 3 da FOP.

-“Análise do polimorfismo 118a>g no gene receptor µ-opióide em desarranjo interno da articulação temporomandibular e fibromialgia” (Tese) Candidata: Luana Maria Martins de Aquino. Orientadora: professora Celia Marisa Rizzatti Barbosa. Dia 26 de outubro, às 14 horas, na sala de seminários do Departamento de Periodontia da FOP.

 

 

Livro da semana

 

Haikai

Antologia e história

 

Introdução, notas e textos críticos: Paulo Franchetti (org.)
Seleção e tradução: Elza Taeko Doi e Paulo Franchetti
Ficha técnica: 4a edição, 2012; 240 páginas; formato 16 x 23 cm; peso 0,38 kg
ISBN: 978-85-268-0982-6
Área de interesse: Crítica e Teoria Literária
Preço: R$ 45,00

Sinopse: Publicado em 1990, este livro constituiu a primeira exposição sistemática da poética do haikai em língua portuguesa, bem como a primeira publicação bilíngue de um conjunto significativo de poemas. Tornou-se assim, como o demonstram as inúmeras referências e as três seguidas edições, um clássico no estudo e na divulgação da poesia japonesa no Brasil.

Passado quase um quarto de século, como ainda houvesse demanda de novas tiragens, surge esta nova edição, que mantém as partes centrais do livro e acrescenta, a título de atualização, dois ensaios diretamente decorrentes das pesquisas que conduziram à redação deste volume, dedicados à história do haikai no Brasil.

Autores: Paulo Franchetti é professor titular do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Publicou, entre outros, Nostalgia, exílio e melancolia — Leituras de Camilo Pessanha (Edusp, 2001), Estudos de literatura brasileira e portuguesa (Ateliê, 2007) e O essencial sobre Camilo Pessanha (INCM, 2008).

Elza Taeko Doi é professora aposentada do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Estagiou vários anos no Japão, onde estudou linguística, língua do período medieval e literatura.

 



Destaque do portal

 

Luiz Bravo propõe formação cidadã

para nova faculdade

 

O improviso do matemático e professor Luiz Barco ‘roubou a cena’ durante os festejos pela aprovação da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Ele foi convidado para proferir ao público aula magna após o descerramento de placa comemorativa da nova unidade. A criação da Faculdade de Enfermagem, que até o momento funciona como departamento da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) em sessão realizada no dia 7 de agosto deste ano.

“Eu tinha preparado um texto sobre um novo jeito de fazer ciência, a chamada ciência da complexidade. Mas ele é muito acadêmico. E tudo que é acadêmico costuma ser muito chato [risos]. Portanto, eu mudei tudo. Agora, vou falar livremente o que penso sobre o papel de uma nova faculdade de enfermagem. Eu diria, rapidamente, que formar médicos, engenheiros, advogados e enfermeiros é muito fácil. Formar cidadão é muito difícil. Eu espero que a faculdade de enfermagem, ganhando agora esta ‘alforria’, ajude numa melhor compreensão da cidadania”, propôs Luiz Barco, que é docente da Universidade de São Paulo (USP) e um dos principais divulgadores do ensino da matemática no país.

“Eu diria que não se ensina cidadania nas escolas. Era preciso devolver ao ensino primário e secundário a formação cidadã. Não se discute amor ao próximo na escola, respeito, qualidade de vida, respeito ao meio ambiente, alimentação e lazer. A escola tem que ser mais lúdica, devolver ao humano o prazer da vida. Você conhece alguma criança que gosta da escola?”, questiona o professor, que é membro da Academia Paulista de Educação e autor das séries televisivas “Teleaula” (1974) e “Arte & Matemática” (2001).

Cerimônia

A cerimônia, realizada no último dia 10 no auditório da FCM, foi presidida pelo reitor Fernando Ferreira Costa. O evento contou com a participação do diretor da Unidade, Mário José Abdalla Saad; da diretora-associada, Rosa Inês Costa Pereira Maria Inês; e da chefe do Departamento de Enfermagem, Maria Isabel Pedreira de Freitas. Também prestigiaram, docentes, alunos e funcionários da Universidade.

“A área da saúde é especialmente importante para a Unicamp. Quase sete milhões de pessoas só conhecem a Unicamp porque existe o Hospital de Clínicas, o Caism, o Hemocentro e o Gastrocentro. E essas pessoas dependem disso para sua assistência médica. Portanto, a área da saúde contribuiu e contribui de maneira significativa para a Unicamp ser uma universidade fundamental para o progresso do país. Agora, com a Faculdade de Enfermagem, eu tenho certeza que esta contribuição será ainda maior”, salientou o reitor Fernando Costa.

O diretor da FCM, Mário Saad, ressaltou a importância da autonomia para o desenvolvimento das unidades de ensino e pesquisa. “Vamos só relembrar que a Unicamp até 1989 não tinha autonomia. É importante verificar como a Universidade cresceu depois que conquistou a autonomia a partir desta data”, disse. Para a chefe do Departamento de Enfermagem, Maria Isabel Pedreira de Freitas, “este é um momento de profundo significado por representar um sonho realizado”.