Reportagem multimídia produzida pela SEC é finalista do Prêmio FEAC de Jornalismo

A reportagem multimídia “Um futuro em outra casa” do Portal da Unicamp, produzida pela equipe da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC), é finalista da 23ª edição do Prêmio FEAC (Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas), promovido em parceria com a Fundação Educar Dpaschoal. O tema proposto para os inscritos este ano foi “Iniciativas que transformam territórios”. Os vencedores serão conhecidos no dia 24/11.

A Unicamp concorre na categoria Jornalismo On-Line com a matéria publicada no dia 27/06, apresentando texto, áudios, vídeos e infográficos que mostram o trabalho realizado pela Universidade junto aos adolescentes da Fundação Casa, tratando tanto dos cuidados regulares com a saúde deles quanto das aulas do cursinho pré-vestibular on-line do programa Colmeias. Cinco jovens da fundação foram aprovados no vestibular e conquistaram a esperança de sonhar com novos horizontes em outros territórios.

A reportagem, da jornalista Adriana Vilar de Menezes, com fotos de Felipe Bezerra e vídeos de Marcos Botelho, visitou uma das unidades da Fundação Casa de Campinas e deu voz a adolescentes que cursam neste ano as aulas do cursinho pré-vestibular. Também foram entrevistadas duas ex-alunas do Colmeias aprovadas no vestibular, uma das quais ainda cumpre pena na fundação ao mesmo tempo que cursa faculdade. A outra é a indígena Roseli Batalha Braga, que não tem relação nenhuma com a fundação, mas fez à distância as aulas do cursinho, que chegam a comunidades indígenas e quilombolas remotas em todo o país.

Também foram entrevistados a professora Silvia Santiago, coordenadora da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH) da Unicamp, o professor Paulo Velho, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a professora Josely Rimoli, responsável pelo programa Colmeias, e a promotora de Justiça de Campinas Elisa De Divitiis Camuzzo, todos envolvidos na condução do convênio firmado entre o Ministério Público e a Unicamp para a viabilização do trabalho junto à Fundação Casa. Três estudantes da Unicamp que ministram aulas no cursinho Colmeias também fazem parte da reportagem.

O Prêmio Feac de Jornalismo conta com cinco categorias: televisão, mídia impressa, mídia on-line, rádio e produto universitário. Ele é aberto à participação de veículos de comunicação da Região Metropolitana de Campinas (RMC), composta pelos munípios de Americana, Artur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa,  Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, além da própria Campinas.

Leia a matéria completa "Um futuro em outra casa".

A matéria foi publicada no dia 27/06, composta por texto, áudios, vídeos e infográficos que mostram o trabalho realizado pela Universidade junto aos adolescentes da Fundação Casa