Programa dá nova configuração a serviços de restaurantes, cantinas e feiras na Unicamp

Autoria
Edição de imagem
A nova proposta visa oferecer possibilidades aos feirantes para que o preço do produto final seja mais acessível
A nova proposta visa oferecer possibilidades aos feirantes para que o preço do produto final seja mais acessível (Foto: Antonio Scarpinetti )

A Unicamp deu início à maior reformulação do sistema de serviços de restaurantes, cantinas e feirinhas da sua história recente. O projeto começa a ser implantado neste primeiro semestre e prevê a instalação de 13 novos restaurantes e cafés, que funcionarão em contêineres padronizados distribuídos em pontos estratégicos dos campi de Barão Geraldo, Limeira e Piracicaba. No novo sistema também está prevista a instalação de máquinas de autosserviço – as chamadas vending machines – em 48 pontos dos três campi, 42 dos quais em Campinas (Barão Geraldo). 

O programa de reformulação do sistema – denominado pela Administração de Preac (Projeto Rede de Espaços de Alimentação e Convívio) – inclui, ainda, a reforma e revitalização do espaço de 12 cantinas existentes (muitas desativadas) no campus de Barão Geraldo e a ampliação dos locais reservados para as feiras de artesanato e alimentação. O plano tem um perfil inovador: foi projetado de maneira que qualquer pessoa esteja, no máximo, a 250 metros de distância de um ponto de alimentação. 

A expectativa é que as máquinas de autosserviço e os primeiros contêineres de restaurante e café entrem em operação ainda no primeiro semestre deste ano. 

O novo conceito de feirinhas visa ampliar o número de barracas – que passarão a ser padronizadas –, melhorar as condições sanitárias e oferecer possibilidades aos feirantes para que o preço do produto final seja mais acessível. Esse processo incluirá a adaptação de certos espaços e resultará na remoção dos camelôs e vendedores ambulantes gerenciados por um convênio com a Setec (Serviços Técnicos Gerais), autarquia que disciplina o uso de solo público em Campinas. 

Esses ambulantes operam hoje na área próxima ao Hospital de Clínicas (HC). A Administração busca dar uma nova finalidade para a área, atendendo, assim, a uma necessidade premente na região: a instalação de uma farmácia de alto custo. O plano prevê também uma feirinha a ser instalada em um espaço contíguo ao hospital (acesse formulário para inscrição para nova feira na área de saúde). O modelo será o mesmo adotado nas outras feiras da Universidade.

A Administração diz que optou pelo modelo de contêineres por tendência do mercado
Modelo de contêiner que abrigará serviço de café; projeto prevê a instalação em pontos estratégicos dos campi de Barão Geraldo, Limeira e Piracicaba (Foto: Divulgação Prefeitura Universitária)

Contêineres

A Administração diz que optou pelo modelo de contêineres por tendência do mercado. Há um consenso de que o sistema adotado anteriormente tenha atingido o esgotamento, já que, além dos investimentos inerentes ao próprio negócio, o permissionário ainda era obrigado a se responsabilizar pela construção do espaço físico. Com isso, o tempo de retorno do valor investido era longo demais, muitas vezes ultrapassando o período da concessão ou obrigando o permissionário a praticar preços inviáveis. Esse fator, segundo a Administração, afastou potenciais interessados. 

De acordo com a Adminstração, os permissionários que não faliam tinham muita dificuldade até mesmo para pagar o aluguel.
A partir de agora, a Universidade ficará incumbida da elaboração do projeto, licitação e instalação dos equipamentos. O comerciante terá uma licença de uso de um local já preparado e o aluguel será revertido para a manutenção do espaço.

A Administração definiu dois modelos de contêineres: o destinado ao restaurante terá 45 m² e o destinado ao café, 15m². Uma licitação para a aquisição desses equipamentos foi feita em janeiro. A previsão é que sejam instalados sete módulos na primeira fase do projeto. 

Haverá um restaurante na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), outro no IdEA (Instituto de Estudos Avançados) e um terceiro na Faculdade de Educação (FE). Na FE, já há, inclusive, um permissionário definido. A empresa, contratada no último 25 de janeiro, tem 120 dias para concluir a primeira instalação. O quarto restaurante será instalado no HC.  

Estão previstos cafés na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), no Instituto de Química (IQ) e na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Fecfau). Outros oito serão instalados em uma segunda fase.

O programa de reformulação do sistema foi denominado Preac (Projeto Rede de Espaços de Alimentação e Convívio)
O programa de reformulação do sistema foi denominado Preac (Projeto Rede de Espaços de Alimentação e Convívio) Foto: Antonio Scarpinetti 

Cantinas e vending machines

Um diagnóstico realizado pela Gestão revelou que, em boa parte dos casos, as cantinas do campus de Barão Geraldo apresentam problemas estruturais e/ou embaraços burocráticos para novas permissões de uso. 

De 20 instalações existentes, há 12 com problemas de documentação ou que precisam de reforma. Hoje, existem apenas três cantinas em funcionamento: a do Instituto de Biologia (IB), a do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti (Caism) e a da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). 

Das 13 existentes, 12 serão reformadas e uma – a do HC\F1 – não pode ser licitada e deverá funcionar apenas até o mês de abril. Após a saída do permissionário, o espaço abrigará uma máquina de autosserviço, por meio da qual o consumidor poderá se servir de bebidas não alcoólicas, café, alimentos embalados etc. A Universidade assinou o contrato com a empresa responsável pelas máquinas no final de janeiro. 

O novo conceito de feirinhas visa ampliar o número de barracas, que passarão a ser padronizadas
O novo conceito de feirinhas visa ampliar o número de barracas, que passarão a ser padronizadas (Foto: Divulgação Prefeitura Universitária)

Feirinhas

O número de pontos de feiras na Unicamp tem sido ampliado desde 2022 – momento em que havia apenas duas delas sob a responsabilidade da Unicamp.  Em 2023, o número subiu para seis e o plano é contar com mais um estabelecimento, que funcionará próximo ao HC. 

Esse novo espaço, de acordo com a proposta de remodelação, prevê a instalação de uma feira na lateral da Rua Vital Brasil. O objetivo é atender a comunidade que utiliza o serviço da área hospitalar – parentes, amigos ou acompanhantes de pacientes. Por conta disso, a Administração está preparando um edital que selecionará permissionários capazes de oferecer preços mais acessíveis.

A abrangência do Preac transcende a reformulação do conceito das feirinhas, pois amplia a capacidade de oferta, aumentando significativamente o número de barracas. 

A Unicamp conta hoje com o serviço de feira na Rua Roxo Moreira, no Ciclo Básico, no HC, na Praça da Paz, na Saturnino e no Centro de Saúde da Comunidade (Cecom). 

São 98 barracas que prestam serviço na Unicamp. A nova feira na Vital Brasil ofertará mais 70 vagas. Isso será possível porque haverá rodízio entre os prestadores de serviço, permitindo contemplar um maior número de comerciantes.

No sistema adotado anteriormente, o tempo de retorno do valor investido era longo demais e os permissionários quando não faliam tinham muita dificuldade de pagar o aluguel
No sistema adotado anteriormente, o tempo de retorno do valor investido era longo demais e os permissionários quando não faliam tinham muita dificuldade de pagar o aluguel (Foto: Antonio Scarpinetti )

Histórico

Os camelôs e ambulantes presentes na região do HC surgiram há cerca de cinco anos, após um convênio firmado entre a SVC (Secretaria de Vivência nos Campi) e a Setec. A SVC havia sido recém-criada e o convênio foi a solução encontrada para a regularização dos ambulantes. Até então, não havia controle sobre a atividade ou sobre o que era comercializado. 

Por meio desse convênio, a Setec cadastrava os feirantes, fiscalizava a atividade e cobrava taxas pelo uso do solo. Com o término do contrato, em meados de março, a feira do HC também passará a ser administrada pela Universidade, segundo os padrões do Preac. 

O cadastro para os interessados na nova feira (lateral da rua Vital Brasil) no campus de Barão Geraldo estará aberto entre os dias 31 de março e 12 de abril, segundo notícia veiculada pela Prefeitura Universitária. As regras e normas para participação da feira podem ser consultadas na Portaria Prefeitura nº 2/2023.

Acesse o formulário para inscrição.

Os comerciantes que serão retirados do local poderão se inscrever para participar da nova feira a ser instalada na lateral da rua Vital Brasil
Os comerciantes que serão retirados do local poderão se inscrever para participar da nova feira a ser instalada na lateral da rua Vital Brasil (Foto: Antonio Scarpinetti)

 

Imagem de capa
A Administração definiu dois modelos de contêineres: o destinado ao restaurante terá 45 m² e o destinado ao café, 15m²

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa