Conselho Universitário aprova concessão de título de Professor Emérito a Ivan Sazima

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou, em sessão realizada nesta terça-feira (28), a proposta de concessão do título de Professor Emérito a Ivan Sazima, atualmente professor colaborador voluntário do Instituto de Biologia (IB). A solicitação havia sido aprovada pela Congregação da unidade em novembro de 2022 e recebeu parecer favorável da Comissão Especial do Consu, formada pelos professores Sergio Salles Filho, do Instituto de Geociências (IG), Célio Baptista Haddad, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro, e Miguel Urbano Rodrigues, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

Sazima é graduado em Ciências Biológicas pela USP, instituição na qual também obteve seus títulos de mestre e doutor. Ele ingressou na Unicamp como docente do IB em março de 1973. Foi representante da Subcomissão de Pós-Graduação em Ecologia e chefe do Departamento de Zoologia da unidade nos períodos de 1981-1983 e 1985-1987. Entre 1983 e 1984, realizou pós-doutorado na Alemanha. Em 1999, conquistou o título de professor Livre Docente e, em 2008, ocupou o cargo de Professor Titular do IB. Sua carreira se destaca pelas pesquisas em Zoologia de Vertebrados e Biologia Marinha, atuando também na divulgação de temas ligados à História Natural. Seus estudos contribuíram ainda para ampliar o conhecimento a respeito dos répteis e anfíbios da Mata Atlântica e sobre o comportamento de aves de áreas urbanizadas do bioma.

##
Ivan Sazima ingressou na Unicamp como docente do Instituto de Biologia em março de 1973

Ao longo de sua carreira, Sazima foi autor de mais de 350 artigos científicos, sendo um dos primeiros professores da Unicamp a publicar, como único autor, um artigo na revista Nature. Publicou ainda 12 livros e 32 capítulos de livros, além de ter sido membro do corpo editorial de diversos periódicos do mundo. Pela excelência de suas publicações, recebeu o Prêmio Jabuti, modalidade de obras coletivas, pelos livros Serra do Japi (1992), Polinizadores no Brasil (2013) e Guia dos anfíbios da Mata Atlântica (2014). Orientou 32 dissertações de mestrado, 12 teses de doutorado, 20 trabalhos de iniciação científica e um trabalho de conclusão de curso (TCC) e supervisionou um estágio de pós-doutorado.

"A ciência produzida por Ivan Sazima extrapolou as fronteiras nacionais. Ele é reconhecido internacionalmente pela excelência de sua obra científica, fazendo jus ao título de Professor Emérito da Unicamp", destacou Hernandes Carvalho, diretor do IB. Ele salientou que, em sua atuação na Universidade, o professor estimulou e influenciou uma geração de pesquisadores.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, celebrou a aprovação da proposta. "É extremamente importante para a Universidade reconhecer o papel de professores de várias áreas do conhecimento que ajudaram a formar nossos cursos de graduação e pós-graduação e divulgaram e ampliaram nossa influência na pesquisa realizada no país", pontuou Meirelles.

Mais que ornamentais, 'faxineiros' do mar

Proliferação de javalis faz crescer população de morcegos-vampiros, vetores da raiva

Imagem de capa
Ao longo de sua carreira, Ivan Sazima foi um dos primeiros professores da Unicamp a publicar, como único autor, um artigo na revista Nature