Vestibular Unicamp 2024 terá questões de filosofia e sociologia e não cobrará percursos formativos

Autoria
Edição de imagem

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) anunciou nesta terça-feira (21) que irá introduzir questões específicas de filosofia e sociologia no vestibular de 2024. Anunciou, também, que os percursos formativos do Ensino Médio não serão conteúdo exigido na prova, cuja primeira fase está marcada para o dia 29 de outubro.

De acordo com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, serão incluídas, na prova de 1ª fase do exame, três questões de filosofia e três de sociologia. Para que o número total de questões da prova não seja aumentado, a Comvest decidiu reduzir de oito para sete o número de questões das demais disciplinas.

Com a estratégia, a Comissão abre espaço para questões desses conteúdos, que antes vinham diluídos em áreas como história e geografia. No total, o Vestibular Unicamp conta com 72 questões. Anteriormente, era composto por 24 perguntas da área de Ciências da Natureza — física, química e biologia — e 16 de Ciências Humanas e Artes. A mudança, segundo o diretor, tem o objetivo de dar mais equilíbrio à prova.

De acordo com Alves, a mudança também pretende deixar clara a importância desses conteúdos na formação dos estudantes do ensino médio.

Na 2ª fase, as mudanças ocorrem no segundo dia de provas — marcadas para os dias 3 e 4 de dezembro. Elas impactam as áreas de Ciências Biológicas e de Saúde e as áreas de Ciências Humanas e Artes. 

O diretor da Comvest, José Alves  : Unicamp não
O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto durante coletiva na manhã desta terça-feira (21): percursos formativos do Ensino Médio não serão conteúdo exigido na prova

O número de questões de matemática será menor para os que optarem pela área de Humanidades, caindo seis para quatro questões. Para os que vão prestar exame para a área de Biológicas, o número de questões relacionadas a Biologia sobe de seis para oito, e o número de questões de matemática também diminui de seis para quatro. O motivo, segundo o professor, é o mesmo nas duas situações.

“Teremos a possibilidade de aprofundamento dos conhecimentos em Ciências Biológicas para o pessoal da Saúde e a utilização de questões abertas nas áreas de Sociologia e Filosofia para o pessoal da área de Humanidade e Artes”, explicou. “Desta forma, acreditamos estar com uma prova atualizada, mas com as mesmas características”, acrescentou.

O professor lembrou que há uma grande preocupação por parte dos candidatos, relacionada a mudanças no Ensino Médio. Ele garantiu que esse assunto foi tema de debates com professores, coordenadores de escolas públicas e privadas, de cursinho, cursinhos populares e equipes que estão mobilizadas na preparação de vestibulandos.

“É importante que se diga que a prova da Comvest mantém as mesmas características, com a 1ª fase com conteúdos mais básicos e gerais por disciplinas e, na 2ª fase, por área de conhecimento”, argumenta o professor. “Cobraremos, exclusivamente, na 2ª fase, conhecimentos e conteúdos que estão na parte básica, comum a todos os estudantes do Ensino Médio. Ou seja, português, matemática, inglês, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. E dentro das Ciências da Natureza, as disciplinas conforme as áreas de conhecimento”, explica.

Percursos formativos

O diretor da Comvest diz que os percursos formativos não serão conteúdo exigido na prova da Unicamp. “Os percursos formativos são tão variados — e muito interessantes —, mas não entram como conteúdo exigido na prova da Unicamp”, afirmou ele. “Eles entram como uma formação, uma bagagem cultural, que, seguramente, vão ajudar na resolução de provas de redação, ou outras questões, mas não serão uma exigência”, acrescenta.  “Não serão conteúdos cobrados na prova da Unicamp”, reforça.

A Unicamp exigirá, exclusivamente, aqueles conteúdos que fazem parte da formação básica, geral e comum para todos os estudantes do Ensino Médio. No caso dos candidatos a cursos da área de Biológicas, por exemplo, haverá questões de biologia e química, além de aspectos gerais de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Na área de Exatas, haverá questões de matemática, física e química e de conhecimento básico de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já para o pessoal da área de Humanidades, a prova terá questões de história, geografia, sociologia e filosofia, além dos conhecimentos básicos de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. “Desta forma, acreditamos que a prova estará adequada à experiência dos estudantes e que não haverá maiores prejuízos para eles”, finaliza o professor José Alves.

Projeto Cria Unicamp

A Comvest também lançou nesta terça-feira (21), o programa Cria Unicamp — que pretende reunir estudantes para analisar, em sala de aula, a lista de obras literárias indicadas e que poderão ser exigidas na prova. Serão nove sábados, cada dia com uma obra a ser debatida. Em cada edição, será abordada uma obra de leitura obrigatória cobrada no Vestibular e uma disciplina. O primeiro evento acontece no dia 29 de abril com uma aula sobre o livro Alice no País das Maravilhas e sobre a disciplina de Biologia. A expectativa é de oferecer 200 vagas.  As inscrições para o Cria Unicamp poderão ser feitas no período de 10 a 17 de abril, na página da Comvest.

Imagem de capa
Audiodescrição. Foto: Antonio Scarpinetti. Em uma sala de aula, imagem frontal à média distância de cerca de 10 pessoas que se encontram sentadas em carteiras escolares com braço dispostas uma ao lado da outra, formando várias fileiras durante realização de prova. A maioria delas escreve com caneta em folhas de papel dispostas sobre os braços das carteiras, e mantém cabeça levemente inclinada à frente. Quase todos trajam roupa casual, como camiseta e bermuda. A sala tem degraus em desnível. Imagem 1 de 1

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa